Arquivo

Lideranças sindicais. E “lideranças” sindicais

Durante a manhã de hoje, integrantes da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, segundo li do material da Assessoria de Imprensa da instituição, passariam para arrecadar os cofrinhos que foram colocados nos 67 departamentos de ensino.
      E, às 15h30, na agência Rio Branco, do Banco do Brasil, os docentes vinculados ao Sindicato dos Professores e à Associação dos Professores (Sedufsm e Apusm, respectivamente), depositarão as moedas arrecadadas desde segunda-feira, quando começou o protesto muito bem humorado contra o aumento de apenas 0,1% oferecido, linearmente, pelo governo Lula. As moedas oferecidas pelos aposentados foram entregues, nesses dias, nas sedes do Sedufsm e da Apusm.
      A idéia, segundo disse a diretora do Sedufsm, Ester Nogueira, citada pela AI/UFSM, “não é simplesmente abrir mão dos reajustes do governo, mas mostrar o quão insignificante representa um percentual de 0,1% nos contracheques”. O pedido dos docentes federais, assim como dos demais servidores públicos, é de 18%, e em caráter emergencial.
      Olha só como podem ser inteligentes os protestos, quando feitos por lideranças que têm claro o quanto é complicado o período histórico, com a dificuldade para mobilizar, por exemplo, para uma greve. Ou outro movimento mais forte. Os docentes da UFSM (e os servidores também) conseguiram chamar a atenção para o seu problema real, se utilizando de um estratagema simples, e uniram sua categoria. E, ao mesmo tempo, ainda angariaram a simpatia da opinião pública. Tudo com muita criatividade.
      Bem diferente, vamos convir, dos seus congêneres municipais. Os docentes, que há varios dias não dão duas horas de aula, contrariados (o que é legítimo) com a proposta de 1% de reajuste salarial oferecida pela Prefeitura, decidiram-se por uma medida que, além de antipática, pune o alunado. Não têm, aparentemente, acúmulo de forças para sustentar uma greve. Então, o que fazem? Simples: boicotam as atividades do Executivo e impedem, por exemplo, que boa parte dos estudantes do ensino fundamental vinculados às escolas do município, participe da Feira do Livro.
      Ora, senhores: isso é uma atitude absolutamente “burra”, com o perdão da expressão. E contraditória. Afinal: o que os participantes do movimento imaginam que estão pensando aqueles garotos que não podem vir à Feira do Livro? E que, além de conviverem com a cultura, também receberiam lanche gratuito. Algo que, certamente, vários deles não têm em casa. E o que pensariam os pais desses alunos? Hein?
      Pessoalmente, considero essa atitude, no mínimo, pouco inteligente. No mínimo. E me sugere a possibilidade de pensar que os docentes não querem fazer greve (preferem a tal “operação tartaruga”) porque temem enfrentar um eventual corte no ponto, o que redundaria em salário ainda menor que o que recebem hoje.
      Talvez, por que não, devessem solicitar a ajuda dos líderes sindicais dos docentes da UFSM. Talvez. No mínimo, seria mais divertido. E não prejudicariam os estudantes, aqueles que dizem defender. É o que penso. É o que escrevo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo