Eleições 2008. Até dia 12, Santa Maria tinha 185.297 eleitores. Deles, 99.914 são mulheres
Está lá, na página do Tribunal Regional Eleitoral, com dados atualizados até 12 de janeiro. Santa Maria tinha exatos 185.297 eleitores. E se amplia, cada vez mais, a diferença entre homens e mulheres – a favor delas, acrescente-se.
Há, na boca do monte, exatos 99.914 eleitores do sexo feminino – 14,5 mil além (em números redondos) ao eleitorado masculino: 85.383. Do contingente total, computam-se 4.606 eleitores analfabetos e apenas 1.537 menores de 18 e maiores de 16 anos. O prazo para inscrição eleitoral, visando ao pleito de outubro, se encerra nos primeiros dias de maio.
Aliás, as mulheres avançam também no total do eleitorado da província. O Rio Grande do Sul, em 12 de janeiro, contava com 7.817.337 eleitores alistados. Deles, 4.051.009 são mulheres. Os homens somam 3.766.328. O grupo de analfabetos que votam soma 263.690, no Estado, com um total de 107.739 menores.
A gauchada representa algo como 6% dos 127,4 milhões de brasileiros aptos a votar. Aliás, quando se fala em Brasil, é preciso registrar pelo menos uma curiosidade. Há pelo menos um Estado, dos grandões, que, contrariando a regra, apresentou uma redução no número de eleitores. No caso, a Bahia, que perdeu cerca de 150 mil eleitores entre 2006 e 2007. Lá, o total de alistados alcança 8,945 milhões.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira a íntegra da reportagem Número de eleitores supera os 127 milhões em dezembro de 2007, produzida pela Agência de Notícias do Tribunal Superior Eleitoral.
Para conferir o número de eleitores dos municípios do Rio Grande do Sul, clique aqui .
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.