DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Petistas instalam em Santa Maria núcleo para pré-campanhas de Edegar Pretto e Lula

Pré-candidato esteve na cidade sábado, com os deputados Valdeci e Pimenta

Pré-candidato Edegar Pretto destacou a saúde e a educação como prioridades na Região Central (foto Rafael Stedile/Divulgação)

Por Silvana Granja / Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar e Pré-Candidato

Num encontro político com cerca de 400 pessoas no Clube Comercial de Santa Maria, neste sábado, Edegar Pretto e o Partido dos Trabalhadores (PT) inauguraram mais um importante núcleo que vai organizar a sua pré-campanha e a de Lula no Rio Grande do Sul. A Região Central do estado, em especial o município de Santa Maria, é um importante polo para a saúde e a educação. O pré-candidato a governador recebeu documentos formalizando as principais demandas dos dois setores. Para ele, é necessário ter muito foco e sensibilidade para lidar com áreas tão importantes e que vêm sofrendo graves consequências por falta de investimentos públicos. 

“Os homens e mulheres desse estado estão preocupados com o futuro dos seus filhos, que precisam de uma escola de qualidade, em termos de conteúdo e de estrutura. Já na saúde, não podemos mais tolerar que na hora da doença, quando o cidadão está mais fragilizado, tenha ainda que esperar meses por uma consulta com um especialista, por um exame, uma cirurgia”, enfatizou Pretto.

Na pauta da saúde, o destaque é a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando a sua grandeza, sobretudo nos piores momentos da pandemia, e observando que, se não fosse o SUS, muitas outras vidas teriam sido perdidas. 

Já os temas da educação apontam o desmonte no sistema de educação que ocorreu pelos cortes de orçamento dos governos, e pedem o resgate do Plano Nacional de Educação e dos planos estaduais e municipais. Outra grande demanda é para que seja colocada em prática a educação de tempo integral, com instituições que tenham jornadas entre seis e sete horas para crianças e adolescentes. 

O Partido dos Trabalhadores está instalando as coordenações regionais de pré-campanha nas suas 28 regionais no estado. Esta é uma etapa importante para organizar e potencializar a pré-campanha de Edegar Pretto e Lula para as eleições de 2022. A principal tarefa dessas coordenações é organizar assembleias populares nas regiões para, em conjunto com as comunidades, reunir subsídios para o Programa de Governo do pré-candidato gaúcho. Nesta semana, Pretto se reuniu com o ex-presidente Lula, que confiou a ele a tarefa de preparar a sua vinda ao RS na segunda quinzena de maio.

O encontro em Santa Maria contou com a presença de duas importantes lideranças do PT, e filhos da região. O deputado estadual e ex-prefeito do município, Valdeci de Oliveira, e o presidente do partido no RS, deputado federal Paulo Pimenta. “Sem dúvida nenhuma, este foi mais um grande passo na construção, absolutamente democrática, com muita participação da coordenação e do início da grande vitória do companheiro Edegar Preto, em direção à conquista do governo do Rio Grande do Sul”, disse Valdeci. Já Pimenta, falou da energia positiva do momento. “É muita força. Isso mostra um grande apoio ao Edegar Pretto na Região Centro e no Vale do Jaguari. Essa região confia muito, precisa muito do Edegar. Eu tenho certeza que foi um grande ato político realizado aqui. É o Lula e o Edegar”, exclamou. 

Edegar Pretto disse que ficou emocionado com o carinho da recepção que teve em Santa Maria. “Eu tenho relações nessa região desde a época do meu saudoso pai, Adão Pretto. A partir dessa coordenação instituída hoje, nós teremos uma grande mobilização na região, com tarefas definidas para cada um e cada uma. Assim, nós vamos dialogar, com muito respeito, com a sociedade”, avaliou o pré-candidato.

Pretto vem percorrendo o estado desde setembro do ano passado, num diálogo direto com diversas áreas que são vitais para o desenvolvimento regional. Entre os principais contatos estão hospitais, universidades, escolas técnicas e de educação básica, setores produtivos, cooperativas, movimentos sociais, entre outros.

Militantes petistas da região lotaram o salão do Clube Comercial, em Santa Maria, na manhã deste sábado (Foto Claudemir Pereira)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo