Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaquePolítica

8 DE JANEIRO. STF define destino de 70 denúncias contra acusados de atos golpistas. Sete são daqui

Ativistas de SM e da região incluídos na relação dos que poderão virar réus

Grupo de 70 bolsonaristas envolvidos nos atos de 8 de janeiro sob julgamentodo STF até sexta (Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Do site Paralelo 29 / Com informações de Daniella Almeida (Agência Brasil) e do STF (*)

Sete ativistas de Santa Maria e região estão no grupo de 70 pessoas denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que têm as acusações analisadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a partir desta segunda-feira (14). Elas são acusadas de envolvimento nos ataques ao STF, ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro deste ano, em Brasília.

O julgamento das denúncias, por meio do plenário virtual, irá até as 23h59min da próxima sexta-feira (18). Todos são apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre os ativistas da região, estão dois empresários e dois professores.

Com o julgamento virtual, o Supremo decidirá se abre ações penais contra os acusados dos atos golpistas. Caso as denúncias sejam aceitas, eles virarão réus e o processo poderá ser iniciado.  

Nesses casos, haverá coleta de provas e depoimentos de testemunhas da defesa e da acusação. Posteriormente, sem prazo para ocorrer, o STF julgará os acusados. 

O STF já havia tornado réus alguns deles em em julgamentos anteriores. No total, 11 pessoas de Santa Maria e região estão em investigação na Suprema Corte.

ATIVISTAS DA REGIÃO EM JULGAMENTO

Inquérito 4.921

Investiga os autores intelectuais e as pessoas que instigaram os atos

ALICE TEREZINHA COSTA DA COSTA, 52 anos, ex-líder comunitária em Santa Maria e atual suplente de vereadora pelo União Brasil em São Martinho da Serra

HOLVERY RODRIGUES BONILHA, tenente da reserva da Brigada Militar em Santa Maria

JAIRO MACHADO BACCIN, 50 anos, professor de Hebraico Bíblico, de Jaguari

IVETT MARIA KELLER, 57 anos, empresária do ramo lojista em Santa Maria

SONIA MARIA STREB DA SILVA, 54 anos, professora aposentada da rede municipal no município de São Pedro do Sul

Inquérito 4.922

Investiga os executores materiais dos crimes

EDUARDO ZEFERINO ENGLERT, 41 anos, empresário do ramo lojista em Santa Maria

LUCAS SCHWENGBER WOLF, 35 anos, arquiteto, nascido em Santiago, morador de Três Passos

Crimes de que são acusados

Associação criminosa – Artigo 288 do Código Penal

Abolição violenta do Estado Democrático de Direito – Artigo 359-L do Código Penal

Golpe de Estado – Artigo 359-M do Código Penal

Ameaça – Artigo 147 do Código Penal

Perseguição – Artigo 147, inciso I, parágrafo 3º do Código Penal

Incitação ao crime – Artigo 286 do Código Penal

Dano qualificado – Artigo 163 do Código Penal

Deterioração de patrimônio tombado – Artigo 62 da Lei 9.605/1998

Autores intelectuais e executores materiais

De acordo com o STF, essas denúncias foram apresentadas nos inquéritos 4.921 e 4.922 e em sete petições (PET 10822, PET 10852, PET 11021, PET 10957, PET 10764, PET 10772, PET 10853), todos da relatoria do ministro do STF, Alexandre de Moraes.  

Inquérito 4.921 investiga os autores intelectuais e as pessoas que instigaram os atos, e a acusação é de incitação ao crime e associação criminosa (artigos 286, parágrafo único, e 288 do Código Penal). O Inquérito 4.922 investiga os executores materiais dos crimes.  

Acusações envolvem crimes contra a democracia

As denúncias que serão julgadas a partir desta segunda envolvem crimes previstos no Código Penal: associação criminosa (Artigo 288); abolição violenta do Estado Democrático de Direito (Artigo 359-L); golpe de Estado (Artigo 359-M); ameaça (Artigo 147); perseguição (Artigo 147-A, inciso I, parágrafo 3º); incitação ao crime (Artigo 286), e dano qualificado (Artigo 163). A PGR também cita o crime de deterioração de patrimônio tombado (Artigo 62 da Lei 9.605/1998). 

Os advogados e procuradores poderão apresentar sustentações orais até as 23h59min deste domingo (13). Os atos de 8 de janeiro tiveram como pano de fundo protestos contra o resultado das eleições presidenciais que deu a vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Outros réus 

Atualmente, seguem presas, em decorrência dos atos golpistas de janeiro, 128 pessoas (115 homens e 13 mulheres), das quais 49 foram detidas nos dias 8 e 9 de janeiro, após os atos, e 79 em operações policiais realizadas nos últimos meses. 

Na última terça-feira (8), o STF concedeu liberdade provisória, com a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares, a 72 réus pelos atos golpistas – 25 mulheres e 47 homens.  

O ministro Alexandre de Moraes entendeu que, em razão do fim da instrução processual, a liberdade provisória desses réus não representa mais risco de prejuízo às investigações.  

Entre as medidas cautelares estão a proibição de ausentar-se do país, entrega de passaportes, proibição de se comunicar com os demais envolvidos, recolhimento domiciliar à noite e nos fins de semana, mediante uso de tornozeleira eletrônica, entre outras.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

(*) Esse material foi publicado com a autorização do editor do Paralelo 29, dentro do acordo de parceria que une os dois sites.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo