DestaqueEducação

EDUCAÇAO. Sinprosm e prefeito falam sobre RSTs, auxílio-alimentação e nome de sindicalista em EMEI

No papo de docentes e Pozzobom, o pedido: nome de Circe Rocha para escola

Dirigentes sindicais na Prefeitura: basicamente, três temas tratados, inclusive o atraso no pagamento das RSTs (Foto Paulo André Dutra)

Por Paulo André Dutra / Da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm)

Continuando a agenda de pressão pelo pagamento das RST’s (regime suplementar de trabalho) e RET’s (regime especial de trabalho) atrasadas, as coordenadoras do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria Juliana Moreira (Organização e Patrimônio), Vera do Monte (Aposentadas), Lenir Keller (Escolas do Campo) e Maitê Cézar (suplente) estiveram reunidas nesta sexta-feira (3) com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). O secretário Marco Mascarenhas (Administração e Recursos Humanos) e a superintendente de Gestão de Pessoas da SMED, Solaine Massierer, participaram do encontro.

Os gestores voltaram a garantir a quitação das pendências salariais até a metade do mês em folha suplementar e que existem estudos para medidas administrativas para que isso não volte a acontecer.

Devido ao acúmulo de informações recebidas nos últimos meses sobre como funcionam os trâmites internos, conclui-se que “falta à prefeitura uma sistema de comunicação entre as secretarias mais eficiente, moderno e rápido”, afirma Juliana.

Solaine relata a sobrecarga da equipe do setor com o volume de trabalho neste início do ano, indicando medidas como o adiantamento dos PLP’s (plano de lotação de pessoal), que sempre foram solicitados às escolas em novembro, mas neste ano ficaram para fevereiro devido à eleição de diretores e mudanças decorrentes da volta à atividade presencial.

A proposta é elaborar os planos ainda em julho. “Quando falo em melhorar o sistema, também falo em benefício das nossas colegas que estão na SMED e que acabam sendo bombardeadas por toda a situação”, destaca Juliana.

Lenir, que reside no Bairro Tancredo Neves e suplementa na EMEF João da Maia Braga (Passo das Tropas), explica que é também um desafio para os professores assumirem a RST. “Trabalhar 40 horas e receber por 20 gera despesas, que estão sendo custeadas por nós”, exemplifica.

Caso semelhante ao de Maitê, que começou a suplementar na EMEF Diácono João Luiz Pozzobon em 17 de fevereiro, teve o pedido deferido em 7 de março e recebeu apenas o salário relativo a maio. “Quando sair a folha suplementar, até o meio do mês, já terá superado os 90 dias da instrução normativa”, aponta. Pozzobom afirma que “em cinco anos de governo, essa é a primeira vez que isso chega a mim”.

LEIA TAMBÉM:

Representantes da Prefeitura se reúnem com Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm)”, por Joyce Noronha, com foto de Ariéli Ziegler, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal (AQUI)

Auxílio-Alimentação

Na reunião de fevereiro de 2022, o prefeito prometeu que o auxílio-alimentação teria reajuste. O compromisso foi lembrado pela coordenação sindical, já que até o momento não houve indicativo de que isso estaria por acontecer. O valor está congelado em 301 reais há oito anos.

Pozzobom garantiu que os estudos de impacto financeiro estão acontecendo e que o índice deve ser anunciado em breve. As representantes pediram um prazo para apresentar à categoria. “Até julho”, confirmou o chefe do executivo.

Circe Rocha

A coordenação apresentou à gestão municipal a sugestão de que uma das três EMEI’s em construção seja nomeada de Circe Terezinha da Rocha. A professora municipal, liderança histórica do Sinprosm e vereadora por um mandato faleceu no dia 15 de janeiro de 2022. “É uma pessoa que lutou pela educação, pelos direitos das mulheres, pela construção de escolas, por condições de trabalho aos professores. A história dela justifica essa homenagem”, argumenta Juliana Moreira. O Sinprosm formalizará a sugestão nos próximos dias. Pozzobom garantiu que a proposta será considerada.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo