EstadoPolíticaTrabalho

QUE DIA!!! “Preparado” por meses, parcelamento de salário dos barnabés virou realidade nesta sexta-feira

Giovani Feltes, com outros secretários, anunciou os detalhes do parcelamento dos salários
Giovani Feltes, com outros secretários, anunciou os detalhes do parcelamento dos salários

Vamos combinar: há pelo menos três meses, com declarações aqui e ali, o Palácio Piratini procurava “preparar” o espírito do funcionalismo. E, quem sabe, algo mais, a vir na forma de projetos de lei com aumento de impostos, privatização e até mudança na previdência – o que se estima deva ser apresentado nos próximos dias.

O fato é que a indignação (leia notas específicas logo em seguida) tomou conta dos barnabés estaduais, que consultaram o banco e viram que havia apenas, no máximo, R$ 2,1 mil disponíveis – isso para quem não tinha empréstimo consignado ou outra operação como Banrisul, que não teve pena e descontou de cara.

Como foi o anúncio oficial? Quem se encarregou foi um grupo de assessores (José Ivo Sartori não deu as caras, o que faria mais tarde, via video em redes sociais, como você confere m seguida), liderados pelo secretário da Fazenda, Geovani Feltes. Que… Bem, confira você mesmo, no material originalmente publicado pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A foto é de Daniela Barcellos, da assessoria de imprensa do Governo do Estado. A seguir:

‘Não é chororô, é falta de dinheiro’, diz secretário da Fazenda sobre salários

Ao explicar os motivos que levaram o governo gaúcho a parcelar os salários de julho dos servidores estaduais, o secretário da Fazenda Giovani Feltes afirmou que a crise financeira do governo do Rio Grande do Sul pode se agravar ainda mais nos próximos meses.
Segundo o Palácio Piratini, faltaram R$ 360 milhões nos cofres do estado para o governo conseguir pagar o salário integral do funcionalismo. Para o mês de agosto, a previsão dos técnicos da Fazenda é de que déficit possa ser a inda maior.
“Óbvio que para o mês de agosto nós devemos enfrentar ainda maior volume de dificuldade. Porque nós temos um déficit que ultrapassa os R$ 400 milhões ao mês. Não é chororô, é falta de dinheiro mesmo”, afirmou Feltes.

O pagamento da folha de julho do funcionalismo será feito em três parcelas. Nesta sexta, último dia útil do mês, os servidores receberam a primeira, de no máximo R$ 2.150,00. Outra parcela, de R$ 1 mil, deve ser depositado até o dia 13 de agosto. Para os funcionários que recebem salário superior a R$ 3.150,00, o restante será pago até 25 de agosto.

Segundo o secretário da Fazenda, a falta de recursos pode afetar inclusive o pagamento da parcela da dívida com a União, cujo atraso no repasse vinha sendo usado pelo governo para fazer caixa e quitar os compromissos.
“Relativamente ao mês de agosto, uma dor a cada dia, uma escolha a cada momento. É o que nos vivemos aqui na Secretaria da Fazenda e no governo do Estado nos últimos meses”, afirmou Feltes.

Questionado sobre o que vem sendo feito pelo Palácio Piratini para enfrentar a crise financeira, Feltes destacou as medidas adotadas desde que o governador José Ivo Sartori assumiu o mandato. Mas reconheceu que elas não surtiram efeito e que será preciso levar a discussão para a Assembleia, como o envio do projeto de ajuste fiscal…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo