DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Bronca envolvendo apoio do MDB ao tucano Leite prossegue, mas ainda sem final feliz

Direção nacional emedebista quer papear outra vez com dirigentes estaduais

Gabriel Souza e Simone Tebet são pré-candidatos do MDB ao Piratini e ao Planalto. Por enquanto (Foto: Joel Vargas/Divulgação)

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Texto da colunista Taline Oppitz

Apesar de parecer encerrada, a novela envolvendo a possibilidade de apoio do MDB gaúcho ao pré-candidato Eduardo Leite (PSDB) ganhará um novo capítulo. Talvez, o derradeiro. Após o PSDB nacional elevar a pressão sobre o MDB na última semana, agora é a vez de os caciques emedebistas passarem o recado adiante. A expectativa é a de que seja realizada uma reunião com lideranças nacionais do MDB ainda nesta semana. Originalmente, o encontro estava marcado para esta quarta-feira, mas a data pode acabar alterada. O motivo é o falecimento do sogro do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, que ocorreu na segunda-feira.

Por ora, não há muitos detalhes sobre se o encontro terá caráter oficial, com a presença dos integrantes da executiva, ou se será realizado apenas por um grupo mais restrito. O objetivo é o de tentar dar um desfecho ao impasse envolvendo o MDB gaúcho, que vem resistindo bravamente a recuar do protagonismo com a pré-candidatura de Gabriel Souza ao Piratini para apoiar Leite.

O PSDB nacional primeiramente exigiu a reciprocidade no Rio Grande do Sul para reforçar a chapa da senadora Simone Tebet. Mas mesmo com a resistência dos gaúchos, acabou anunciando o apoio. A expectativa era a de que a pressão de cima para baixo surtisse efeito, o que não ocorreu até agora. Os tucanos, então, seguraram a confirmação de que o indicado para vice será Tasso Jereissati e, em algumas manifestações já destacaram que o rumo do partido na sucessão presidencial pode ser alterado até a convenção.

No último sábado, o ex-senador Pedro Simon, liderança histórica do partido, divulgou nota reforçando seu apoio a Simone Tebet, mas também sustentando a candidatura própria do MDB no Estado. O movimento de Simon foi uma reação em relação ao que ele possivelmente saiba que está por vir.

Marcado
O pré-candidato do MDB ao Piratini, Gabriel Souza, e Luiz Carlos Busato, presidente do União Brasil, um dos partidos mais cobiçados desta eleição, se encontraram nesta segunda-feira no ato de assinatura para o início de obra importante para o Litoral: a pavimentação na via lateral à RS-389, na Várzea do Padre, em Osório. A obra será realizada com R$ 940 mil do governo do Estado e com R$ 438 mil da prefeitura.

A iniciativa garantirá a redução de engarrafamentos na Estrada do Mar, especialmente no verão, como uma rota alternativa. Gabriel e Busato, cotado para ser vice de Leite, não falaram sobre eleições no encontro, mas marcaram uma conversa para esta semana para conversar sobre a disputa no Estado. 

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Gnomo tem o carisma de uma caixa de sabão em po. Para ajudar estao martelando a ideia de que ele sera vice de Dudu, o impostor, ruim para o marketing. Deste jeito é mais facil morrer os tres abraçados, Tebet, Gnomo e Dudu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo