PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. CPI na Câmara, audiência de março, economia solidária, Mínimo Regional, Débora…

Por MAIQUEL ROSAURO e CLAUDEMIR PEREIRA, da equipe do Site

* A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga casas de acolhimento de crianças e adolescentes realizou oitivas, na tarde desta segunda-feira (1ª), na Câmara.

* A ex-presidente do Grupo de Apoio de Incentivo à Adoção (GAIA), Daniela Sonza, detalhou irregularidades e denúncias referentes ao Lar de Miriam e às Aldeias SOS, cujos fatos foram encaminhados pelo GAIA para conhecimento e investigação do Ministério Público.

* Ela (na foto acima, de Camila Porto Nascimento/AICV) relatou aos vereadores detalhes do caso de abuso sexual de uma menina de três anos por um adolescente, ambos acolhidos no Lar de Miriam.

* Daniela cobrou a implementação do programa “Famílias Acolhedoras” em Santa Maria. A CPI pediu cópias de todos os documentos relacionados a ilegalidades nas casas de acolhimento.

* Na sequência, foram ouvidas as conselheiras tutelares Rosicléia Porto e Vera Brites, que explicaram a maneira que ocorre o acompanhamento familiar pelos Conselhos Tutelares e detalharam, ainda, os critérios adotados para pedir à Justiça o acolhimento institucional de crianças e adolescentes.

* A CPI é formada pelos vereadores Valdir Oliveira (PT), presidente; Marion Mortari (PSD), vice; e Juliano Soares (PSDB), relator.

* Mais um avanço significativo de audiência foi apresentado pelo site, no mês de março, segundo a auditoria do Google Analytics.

* Aliás, é o terceiro crescimento consecutivo considerado o mesmo mês nos últimos anos. Agora, foram exatos 33.406 usuários, com 77,5 mil visualizações de página, como mostra a imagem acima.

* Isso significa cerca de 18% mais que os 27.460 leitores de março de 2018 – que já havia sido 23% superior ao desempenho de igual período em 2017: 21.127 leitores únicos.

* Enfim, do ponto de vista da audiência, não há dúvida da correspondência do leitorado. Que, por sinal, é mais de 90% santa-mariense. E as notas mais lidas? Notícias tristes, lamentavelmente, puxam a fila.

* A segunda mais acessada foi publicada na noite do dia 10, domingo: “TRAGÉDIA. Jovem de 21 anos é assassinada em SM pelo namorado. Ele se suicida em São Vicente do Sul” (AQUI)

* Já a grande campeã do mês foi publicada na noite do dia 16, um sábado: CIDADE. Colégio Militar de Santa Maria reforça sua segurança após ameaça de aluno, postada na internet” (AQUI)

* Sempre trazendo opiniões e análises diversas, esse espaço democrático tem uma reestreia confirmada para esta quarta-feira.

* Volta a escrever no site a Delegada Débora Dias. Durante 18 anos titular da DP para a Mulher de Santa Maria, assumiu agora como Diretora de Relações Institucionais, junto à Chefia de Polícia Civil em Porto Alegre.

* Débora, que já colaborou com o site há alguns anos, publicará seus textos sempre no início da madrugada das quartas-feiras. Aguarde.

* O vereador João Kaus (MDB) esteve na capital, nessa segunda, onde participou de reunião com o secretário da Agricultura, Covatti Filho, e com o deputado Tiago Simon (MDB). Confira:

* Três projetos de lei serão colocados em segunda discussão e votação na tarde desta terça (2), no Legislativo santa-mariense.

* O vereador Daniel Diniz (PT) deseja denominar de ‘Rua Cerrito’ o trecho conhecido como Travessa Terceira, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon.

* Manoel Badke – Maneco (DEM) pretende considerar de utilidade púbica a ‘Associação dos Moradores do Parque Residencial Alto da Colina’ e Deili Silva (PTB) almeja denominar de ‘Rua Blumenau’ via localizada no Loteamento Dom Ivo Lorscheiter.

* O governo do Estado protocolou na Assembleia, nesta segunda-feira, o projeto de lei referente ao reajuste proposto de 3,4% do salário mínimo regional – referente à inflação do período.

* O reajuste será retroativo a 1º de fevereiro, data-base do piso. Com a correção, a menor faixa do mínimo regional passa a ser de R$ 1.237,15 e a maior, de R$ 1.567,81.

* O projeto entra agora em tramitação, no parlamento. Para conhecer os números das cinco faixas salariais, e também conhecer outros detalhes, clique AQUI.

* Ao longo desta semana acontecem feiras de Economia Solidária em duas praças da cidade, informam os promotores, o Projeto Esperança/Cooesperança e grupos associados.

* Entre 8 da manhã e 6 da tarde, até sexta-feira, produtos coloniais, caseiros, artesanato, da agroindústria familiar, entre outros, estarão disponíveis nas praças Saldanha Marinho e Saturnino de Brito.

* Já Feirão Regional da Gare muda de endereço. A partir desta terça-feira, e sempre no mesmo dia, entre 8 da manhã e 4 da tarde, produtores de Santa Maria e do Centro do Estado estarão na Praça João Pedro Menna Barreto, a Praça dos Bombeiros.

* A iniciativa da Prefeitura, ao trocar de espaço, da Gare (na foto acima, de Deise Fachin) para a Praça, é abrigá-la em local que já é referência quando o assunto é feira.

* Conforme a secretaria de Desenvolvimento Rural, o format é o mesmo e já nesta terça cerca de 30 produtores estarão na praça. Mais detalhes da mudança você encontra clicando AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo