DestaqueSegurança

SEGURANÇA. Polícia Civil santa-mariense prende em São Paulo dez golpistas que enganavam idosos

Foi uma ação de combate aos golpes do ‘cartão clonado virtual’ e ‘do motoboy’

Com apoio de policiais paulistas e comando da delegada Débora Dias, ação aconteceu nesta quarta, em São Paulo (Foto Reprodução)

Reproduzido do Site do Correio do Povo / Com informações da Polícia Civil

A Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI) de Santa Maria, sob comando da delegada Débora Aparecida Dias, desencadeou nesta quarta-feira a operação “Stelios” na cidade de São Paulo. O objetivo foi o de desarticular uma quadrilha especializada em aplicar dois golpes em vítimas desta faixa etária. Em apenas cinco casos investigados, os prejuízos foram de aproximadamente R$ 80 mil.

O “golpe do cartão clonado virtual” e o “golpe de motoboy” têm em comum as ligações dos criminosos para os idosos como se fossem funcionários de bancos, alertando sobre compras indevidas ou clonagem.

Em um dos golpes, as vítimas acabam repassando informações, desbloqueando sem saber os cartões virtuais criados pelos criminosos. Já no outro golpe, elas entregam os cartões para motoboys para fins de devolução ao banco.

Houve o cumprimento de 13 mandados de prisões preventivas e de 12 mandados de busca e apreensão. Nove suspeitos, sendo cinco homens e quatro mulheres, foram presos, além do décimo envolvido que já se encontrava recolhido no sistema prisional. Todos são paulistas.

A ação, que teve apoio do Departamento de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil de São Paulo, resultou ainda no recolhimento de documentos, cartões bancários e telefones celulares, entre outros.

A investigação sobre estelionato e organização criminosa começou no ano passado, quando foi instaurado um inquérito com três ocorrências policiais. Os casos que surgiram foram então reunidos, após a constatação de que o dinheiro das vítimas era depositado em contas bancárias das mesmas pessoas, que mantinham vínculos entre si. 

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo