DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Com choro e ranger de dentes, MDB começa a rever sua posição e tende a apoiar Leite

Sigla recebe presidente nacional e se encaminha para aliar-se ao PSDB. Mas...

Partido vive um impasse sobre qual o caminho a seguir. Reunião nesta quarta pode ter sido decisiva (foto Joel Vargas/Divulgação)

Do Site do Correio do Povo / Material assinado pela colunista Taline Oppitz

Nenhum anúncio oficial foi feito pelo presidente nacional do MDB em sua manifestação em meio a sucessão de reuniões com líderes do partido no Rio Grande do Sul. A fala de Baleia Rossi, no entanto, foi bem mais do que simbólica e representa um indicativo do que está por vir nos próximos capítulos da novela envolvendo o MDB gaúcho.

Baleia citou que a executiva estadual do MDB aprovou, praticamente por unanimidade, indicativo  para o diálogo com o PSDB e a construção do “Centro Democrático”. Os votos contrários foram do deputado federal Osmar Terra e da deputada estadual Patrícia Alba. E que a reunião representou muito avanço. De fato. Para quem vinha sustentando com unhas e dentes o protagonismo na disputa ao Piratini, a executiva deu uma bela puxada no freio de mão. Mais. Esta foi a primeira reunião com pauta eleitoral da qual o pré-candidato Gabriel Souza participou.

Na prática, a partir de agora, e com a necessidade de urgência, nisto Baleia foi ainda mais claro, o MDB no Estado tentará construir o ambiente para o anúncio que na noite desta quarta-feira, após horas de debates e discussões, se tornou a tendência: o partido irá apoiar Eduardo Leite e deve indicar o vice. Horas antes, o União Brasil havia oficializado o já esperado e anunciado apoio ao tucano. O presidente do UB, Luiz Carlos Busato, segundo Leite, somente não será vice se não quiser.

Na última semana, Busato afirmou à coluna que não seria obstáculo à ampliação da aliança e que poderia abrir mão da vaga para outro aliado. No caso, o MDB. No ANÚNCIO do União Brasil, Leite abriu seu palanque para o presidenciável Luciano Bivar e disse que a parceria com Simone Tebet (MDB) ao Planalto não estava garantida. Os movimentos de Baleia, de Leite e do UB foram premeditados, sem dúvida. Agora, mesmo com o recuo do MDB gaúcho, que deve ocorrer, o engajamento dos emedebistas na campanha é uma bela incógnita. 

Em tempo: deve haver revolta de dissidentes na convenção, marcada para o dia 31.

Em tempo 2: o escolhido para vice de Eduardo Leite, deve ter em mente que, em caso de eventual vitória do tucano, poderá concorrer apenas ao Piratini daqui a quatro anos, já que ele deve renunciar, mais uma vez, visando seus planos no cenário nacional em 2026.

Em tempo 3: a manifestação do deputado Osmar Terra: 

Em tempo 4: À noite, Cezar Chirmer, que estava em sessão na Câmara de Porto Alegre, divulgou nota (abaixo). 

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo