DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Cai pela metade quantidade de vereadores que irão às urnas no pleito deste ano

Quarteto titular no Parlamento vai tentar vaga na Assembleia Legislativa

Eram oito em 2018… Hoje, apenas quatro vereadores colocam seu nome à disposição dos eleitores (Foto Guilherme Superti/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

A eleição, seja para deputado estadual ou federal, aparenta ter ficado menos atraente para os vereadores de Santa Maria. Em 2018, oito dos 21 parlamentares estavam no pleito. Este ano, são apenas quatro candidatos entre os que possuem vaga cativa na Casa.

O quarteto que irá concorrer este ano tem um único alvo: a Assembleia Legislativa. Buscam uma estadia de quatro anos em Porto Alegre: Admar Pozzobom (PSDB), Paulo Ricardo Pedroso (PSB), Tony Oliveira (Podemos) e Werner Rempel (PCdoB).

Rempel, que é o titular de uma cadeira na Câmara, está de licença neste mês de agosto. Em seu lugar, atua a suplente Maria Rita Py Dutra (PCdoB), que é candidata à Câmara dos Deputados.

Em 2018, Francisco Harrisson (PMDB) e Manoel Badke – Maneco (DEM) concorreram a deputado federal. Para a Assembleia estiveram na disputa: Deili Silva (PTB), Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), João Chaves (PSDB), João Kaus (PMDB), Jorge Trindade – Jorjão (Rede) e Marion Mortari (PSD).

Nenhum dos candidatos-vereadores se elegeu há quatro anos. Já em 2020, apenas Maneco e Luci conseguiram se reeleger no Legislativo Municipal.

Deili (pelo PSD), Chaves, Kaus (pelo PSDB) e Jorjão (pelo PDT) sucumbiram no pleito à Câmara. Harrisson não conseguiu se eleger vice-prefeito na chapa liderada por Sergio Cechin (PP) e o mesmo destino teve Mortari, candidato a vice na chapa encabeçada por Luciano Guerra (PT).

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo