DestaqueSanta Maria

ACIDENTE. Simulação, promovida pela Prefeitura, chama atenção para atropelamento com morte

Evento integra programa da Semana Nacional de Trânsito, que vai até dia 24

Ação ocorreu na manhã desta quarta, 21, e faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito (Foto João Vilnei/Prefeitura)

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Um motorista em alta velocidade e mais uma vítima fatal por atropelamento. Essa cena fez parte da simulação de sinistro de trânsito, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, no cruzamento da Avenida Nossa Senhora das Dores com a Rua Pinto Bandeira, um dos locais mais movimentados do Bairro Dores, na manhã desta quarta-feira (21).

A simulação fez parte da Semana Nacional de Trânsito e ocorreu entre 10h e meio-dia, seguida de uma blitz educativa que chamou a atenção sobre sinistros que resultam em atropelamento com lesão e, muitas vezes, levando a vítima ao óbito. A equipe que realizou a blitz abordou mais de 200 condutores de veículos e motocicletas. Também foram entregues materiais informativos da Campanha Permanente “Volte pra Casa”, do Atropelamento X Velocidade e dos riscos para ocupantes de motocicletas.

A simulação foi organizada pelo Programa Vida no Trânsito (PVT), Lucimar Garcia de Sá, da Secretaria de Mobilidade Urbana, juntamente com o Programa Educação para o Trânsito e agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana. A ação também contou com a participação do Centro de Formação de Condutores (CFC) Viacentro, profissionais da Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, SAMU e Corpo de Bombeiro Militar de Santa Maria.

Escolinha Itinerante de Trânsito

A tarde ensolarada de terça-feira (20), Dia do Gaúcho, foi de muita descontração e aprendizado para as crianças que aproveitaram a Escolinha Itinerante de Trânsito, na área verde da Associação Comunitária do Bairro Tancredo Neves, na Avenida Paulo Lauda. Os servidores orientaram os pequenos “motoristas” e ensinaram regras básicas como: sinalização da regulamentação de trânsito, parar no semáforo, respeitar faixas de pedestres, entre outras regras para todos serem conscientes no trânsito. 

Além disso, das 15h às 18h, houve blitz educativa para chamar a atenção sobre o respeito aos ciclistas, mais a campanha Atropelamento X Velocidade, e respeito à faixa, com 157 veículos abordados na ação.

SOBRE A SEMANA

“Juntos Salvamos Vidas” é o tema deste ano da campanha de segurança do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), promovida pelos órgãos e instituições da área em todo o país. Como parte da iniciativa, ocorre a Semana Nacional de Trânsito (SNT), de 18 a 25 de setembro, que integra o calendário de atividades da Prefeitura. Esta semana tem por objetivo conscientizar os cidadãos quanto ao seu papel no trânsito, seja como condutor, pedestre, passageiro ou ciclista. Estão previstas várias ações educativas, como distribuição de material informativo, blitze e a Escolinha Itinerante de Trânsito. Para reforçar o objetivo principal da SNT, de chamar a atenção para a segurança no trânsito, participam da programação o Programa Vida no Trânsito, o Programa Educação para o Trânsito, a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), e os órgãos de segurança do Município que fazem parte do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito.

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro, sendo instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, de 1997, e inserido na Semana Nacional do Trânsito com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro. A iniciativa da Semana Nacional do Trânsito se soma à Campanha Municipal Permanente de Segurança no Trânsito “Volte pra Casa” e às ações da Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas.

A Campanha Municipal de Segurança no Trânsito tem como objetivo realizar todos os meses ações educativas junto aos participantes do trânsito como condutores, passageiros, pedestres, e ciclistas, para chamar a atenção da população em relação aos cuidados para que sejam evitados os sinistros de trânsito. Já a Semana Municipal de Prevenção a Acidentes com Motociclistas atende ao que determina a Lei Municipal 5.319/2010.

PROGRAMAÇÃO: (*)

Quinta-feira (22):
– Das 16h30min às 17h30min, Estrada Capitão Vasco Amaro da Cunha, em frente à Escola Castelo Branco, Bairro Boi Morto
– Blitz Educativa: Atropelamento – Campanha Permanente “Volte pra Casa”
Sexta-feira (23):
– Das 10h às 12h, Avenida Presidente Vargas cruzamento com a Avenida Borges de Medeiros, Bairro Nossa Senhora de Fátima
– Simulação de sinistro: motociclista/atropelamento    
Sábado (24):
– Das 9h às 11h30min, na EMEI João Franciscatto, Bairro Camobi
– Escolinha Itinerante de Trânsito
– Das 15h às 18h, Mateada no Sest Senat, Bairro Nossa Senhora de Lourdes
– Blitz educativa: distribuição de material e brindes 
– Escolinha Itinerante de Trânsito
(*) Em caso de chuva, poderá haver mudanças na programação.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo