Artigos

Emergência climática – por João Luiz Vargas

Compromisso ambiental e pioneirismo de São Sepé no Sul do Brasil

Nos últimos dias, o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, afirmou que a crise climática “deve ser a primeira prioridade de todos os governos e organizações multilaterais”. São Sepé trabalha alinhada a essa ideia desde 2021, quando decretou emergência climática e assumiu um compromisso em promover uma transição energética na cidade.

Em sua manifestação, Guterres lembrou o impacto das mudanças climáticas ao redor do mundo: “o ano passado nos trouxe a pior onda de calor da Europa desde a Idade Média. Uma mega seca na China, Estados Unidos e mais. Fome no Chifre da África. Um milhão de espécies em risco de extinção. Nenhuma região está intocada”.

O chefe da ONU destacou que os países do G20 emitem 80% de todas as emissões de gases de efeito estufa. “Mas os mais pobres e vulneráveis – aqueles que menos contribuíram para esta crise – estão sofrendo seus impactos mais brutais”, apontou.

Guterres também falou sobre o impacto negativo das mídias sociais no mundo. “As plataformas de mídias sociais baseadas em lucros estão causando um dano imenso às comunidades e à sociedade. O discurso de ódio e a desinformação.”

Assinatura do Decreto em São Sepé

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2021, São Sepé tornou- se a segunda cidade do Brasil e a primeira da Região Sul a reconhecer a emergência climática global.

Oficializada em decreto, a declaração estabelece o compromisso do governo municipal em contribuir para que o mundo limite urgentemente o aquecimento global e, assim, freie a crise climática, que já provoca mortes, migrações forçadas em massa e perdas econômicas gigantescas em todo o planeta.

A partir da publicação do decreto, a Prefeitura de São Sepé passou a definir como prioridade a ampliação da busca por investimentos em energias renováveis. O documento foi elaborado com o apoio técnico da organização global de campanhas pelo clima 350.org e contou com o apoio do grupo São Sepé Sustentável

No Brasil, a Prefeitura do Recife foi o único governo a reconhecer a emergência climática e a ter sua declaração incluída na lista mundial de iniciativas desse tipo, compilada pelo International Climate Emergency Forum. Outros municípios já divulgaram que estudam medidas similares, mas ainda não registraram uma declaração oficial na base de referência internacional para o tema.

(*) João Luiz Vargas, prefeito de São Sepé (ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado), escreve no site às sextas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Kuakuakuakuakua! Sao Sepe City reconhece emergencia climatica global! Kuakuakuakua! Perderam totalmente a noção do ridiculo! Kuakuakuakuakua! Agora vai! Kuakuakuakuakua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo