DestaqueSaúde

SAÚDE. Para ampliar cobertura contra poliomielite, Prefeitura amplia datas de ações da multivacinação

Nem 40% da meta foi atingida. Objetivo do município é imunizar 13 mil crianças

Só 4 mil crianças imunizadas. Previstas ações em unidades de saúde, associações comunitárias e escolas (foto João Alves/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Campanha Nacional de Multivacinação de 2022, do Ministério da Saúde, ganha reforço da Prefeitura de Santa Maria, que amplia as datas de ações de imunização contra a poliomielite até outubro. O motivo é que, até o momento, o Município ainda não alcançou 40% do quantitativo previsto a ser vacinado, que são crianças de 1 a 4 anos completos.

“A nossa meta, definida pelo Ministério da Saúde, é alcançar 95% da população na faixa etária para esta vacina. Então, estamos muito aquém dessa meta. E a gente precisa de fato da colaboração e conscientização dos pais e responsáveis legais de nossas crianças. Ainda mais quando paramos para avaliar as vacinações dos últimos cinco anos, em que a taxa de crianças imunizadas foi reduzindo gradativamente. Claro que agravamos a situação durante a pandemia, este período piorou o quantitativo de crianças imunizadas contra a polio. E esta doença foi erradicada 30 anos atrás e agora está na eminência do retorno. Isso é muito preocupante. Fazemos um apelo, nos ajudem a combater essa doença. Pais e responsáveis, façam a parte de vocês”, pede a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig.

A coordenadora do Setor de Imunizações da Prefeitura, Cecília Mariane Pinheiro Pedro, informa que a procura pelas vacinas está muito baixa até o momento e que o período estendido deve ajudar na busca pelos imunizantes. Para isso, as secretarias de Saúde e de Educação estão unindo forças para a realização de iniciativas também em escolas.

“Para a vacinação da poliomielite, a meta é de 13 mil crianças a serem imunizadas em Santa Maria e cerca de 4 mil se vacinaram até agora. Estamos muito abaixo da cobertura vacinal. A gente reforça o pedido para que as pessoas levem as crianças nas unidades de saúde para evitar que o vírus ressurja no país”, salienta.

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos, sendo que as crianças menores de 1 ano devem ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

A paralisia infantil, também chamada de poliomielite, é uma doença contagiosa, causada por vírus, que acomete os músculos e articulações. Pode causar paralisia permanente das pernas e atrofia muscular. A doença não tem tratamento específico, por isso, são tratados os sintomas. A criança infectada poderá ter sequelas permanentes.

A recomendação é para que os usuários verifiquem, junto às unidades de suas referências, os dias e horários de vacinação. Além disso, unidades de saúde contam com turnos estendidos durante a semana. Após o término da campanha, as doses seguem disponíveis para a população.

OUTRAS VACINAS
Além da poliomielite, a Campanha de Multivacinação 2022 prevê a aplicação de outras vacinas, que estão à disposição para que as cadernetas de crianças e adolescentes sejam atualizadas..”

PARA LER A ÍNTEGRA, E TAMBÉM CONFERIR AS OUTRAS VACINAS DISPONÍVEIS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo