DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. Resposta (tardia) da Câmara a Bibo, Monumento Paleontológico e hortas comunitárias

Deputado federal havia dito que universitários “merecem morrer queimados”

Vereadores de Santa Maria, enfim, aprovaram moções contra o deputado federal Bibo Nunes, do PL (Foto Isadora Pilar/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

O Poder Legislativo Municipal, finalmente, deu a necessária resposta aos ataques do deputado federal Bibo Nunes (PL) aos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Por unanimidade, nesta terça-feira (1º), os vereadores aprovaram moção de protesto protocolada pelo presidente da Casa, Valdir Oliveira (PT), e moção de repúdio de Werner Rempel (PCdoB).

Em 9 de outubro, Bibo disse em uma live que os estudantes da UFSM e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que protestaram contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) deveriam morrer queimados (AQUI). As moções já haviam entrado em discussão em 25 de abril, porém, não houve consenso entre os parlamentares para que a votação ocorresse naquela data (AQUI).

Devido à repercussão do vídeo, Bibo pediu desculpas pelas suas palavras contra os estudantes (AQUI), em uma nova publicação divulgada em 21 de outubro.

Morro da Alemoa

Os vereadores também aprovaram, nesta terça, projeto de lei do Poder Executivo que cria o Monumento Natural Paleontológico Sanga da Alemoa (MONAlemoa). Seu objetivo é proteger os depósitos fossilíferos do Sítio Paleontológico Sanga da Alemoa. Confira a ÍNTEGRA da proposta.

Hortas comunitárias

O Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Compostagem no município também foi aprovado nesta terça (1º). A proposta, do vereador Manoel Badke – Maneco (UB), permite que as atividades sejam desenvolvidas em áreas públicas municipais, desprovidas de vegetação e árvores; áreas declaradas de utilidade pública e desocupadas; terrenos de associações de moradores que possuam área para plantio; e terrenos ou glebas particulares, devidamente autorizadas para este fim pelo proprietário.

Entre os objetivos da iniciativa estão cumprir a função social da propriedade; manter terrenos limpos e ocupados; proporcionar terapia ocupacional às pessoas da nossa comunidade; entre outros. Confira a íntegra do texto (AQUI).

Para que se tornem leis, os dois projetos aprovados nesta terça ainda precisam ser sancionados pelo prefeito.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo