Por Maiquel Rosauro
Falta uma semana para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Santa Maria. O vereador Givago Ribeiro (PSDB) é o favorito para suceder Valdir Oliveira (PT). A projeção, hoje, é de que ele receba 13 ou 14 votos (AQUI).
Caso confirme a vitória, Givago será o terceiro vereador mais jovem eleito ao posto. No sábado (17), ele completará 35 anos de idade.
Segundo a arquivista da Câmara de Vereadores, Jara Silveira, o presidente mais jovem foi Giovani Manica (PPB), que conduziu o Parlamento entre julho e dezembro de 2000. Ele tinha 29 anos quando assumiu a função.
Manica superou Marco Antônio Machado (PMDB), que esteve à frente do Legislativo entre janeiro e dezembro de 1983. Ele tinha 33 anos.
Curiosamente, no início deste ano, um rapaz também atuou como presidente da Câmara. Em janeiro deste ano, Pablo Pacheco (PP), o quarto na linha sucessória da Mesa Diretora, assumiu a função durante alguns dias em razão de ausência de Valdir, da vice-presidente Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) e do 2º vice-presidente, Danclar Rossato (PSB). O progressista tinha 30 anos quando desempenhou a função (AQUI).
Pimenta
Aumentam as especulações acerca do nome do deputado federal Paulo Pimenta (PT) para assumir um ministério no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Conforme a imprensa de Porto Alegre, o parlamentar santa-mariense é cotado para o Ministério das Comunicações.
Fantinel
Quem também pode deixar o Parlamento e seguir para o Executivo é o deputado estadual Beto Fantinel (MDB). Ele é um dos favoritos para assumir a Secretaria de Assistência Social na segunda gestão de Eduardo Leite (PSDB).
Valdeci
Caso as apostas se confirmem, Santa Maria deve ter apenas um deputado ao longo de 2022: Valdeci Oliveira (PT), na Assembleia Legislativa. Em compensação, contaria com um ministro e um secretário estadual.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.