DestaquePolítica

CÂMARA. Os 13 (ou 14) votos que devem eleger tucano Givago presidente e nome definido para vice

Eleição da Mesa Diretora do Legislativo está marcada para 22 de dezembro

Givago Ribeiro (à direita) e Manoel Badke devem liderar chapa para eleição da Mesa Diretora (Foto Gabriel Haesbaert/Arquivo)

Por Maiquel Rosauro

O vereador Givago Ribeiro (PSDB) completará 35 anos de idade no sábado (17), mas o principal presente está previsto para ser entregue alguns dias depois, em 22 de dezembro, quando ocorrerá eleição da Mesa Diretora do Legislativo de Santa Maria para o ano de 2023. Apenas uma inesperada reviravolta seria capaz de tirar a vitória de Givago, candidato à sucessão de Valdir Oliveira (PT).

Nos bastidores, o grupo que hoje controla o Poder Legislativo calcula que o tucano será eleito com 13 ou 14 votos: onze votos que elegeram Valdir ano passado mais os votos de Marina Callegaro (PT), Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB) e, talvez, Paulo Ricardo Pedroso (PSB).

Nem precisaria tanto. Como o Parlamento tem 21 vereadores, mantendo os onze votos a vitória já estaria garantida.

Marina

A petista, ano passado, não participou da eleição da Mesa porque estava de atestado médico. A ausência foi oportuna, já que à época havia certa animosidade entre Marina e alguns membros do grupo. Porém, pelo que o Site apurou, os problemas foram resolvidos e ela confirmará seu voto em Givago.

Rudys

No início do ano, o grupo temia as consequências da eleição. Porém, a campanha gerou um efeito inesperado. Ao invés de dividir, acabou atraindo outros vereadores. É o caso de Rudys, que se aproximou de petistas e tucanos.

No segundo turno, ele fez campanha para Eduardo Leite (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), saindo-se duplamente vitorioso. Nos bastidores, especula-se que ele até já teria garantido um cargo de confiança (CC) na Prefeitura.

Paulo Ricardo

O socialista é outro que se aproximou, sobretudo, dos petistas na eleição e, agora, existe a possibilidade de integrar o grupo. Por ter chegado por último, a tendência é de que não indicará nenhum cargo na Mesa Diretora.

Porém, o Site ouviu que Paulo Ricardo pode ganhar a presidência de alguma das principais comissões permanentes da Casa caso vote em Givago. Há dúvida sobre o caminho que ele deve tomar na eleição da Mesa.

O vice

O experiente vereador Manoel Badke – Maneco (UB) será o candidato à vice-presidência na chapa liderada por Givago. Para 2024, em seu último ano na vereança, será a vez de Maneco ser o candidato a presidente.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo