RETROSPECTIVA 2022. Encrenca entre médicos e vereador gera nota campeã de audiência em 2022
Os protagonistas: o edil Tony Oliveira e o Simers, que pediu o mandato dele
Foi lá bem no início de 2022. Mais exatamente em 27 de janeiro a publicação. Mas há uns antecedentes que são devidamente anotados e que levaram a uma grande encrenca política envolvendo o vereador Tony Oliveira (então ainda no falecido PSL, hoje no Podemos) e os médicos, representados por seu sindicato estadual.
Tudo havia começado bem antes, com um projeto de lei (a matéria explica) e, pouco antes, de uma crítica feita a uma profissional médica que também fora vereadora. Enfim, tudo isso virou a nota mais acessada de 2022 e você pode conferi-la a seguir:
“CÂMARA. Sindicato Médico que ver Tony Oliveira sem o mandato dele. Vereador do PSL fala em retaliação
Por Maiquel Rosauro
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) protocolou, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, denúncia em que reivindica desagravo público (pedido de desculpas de forma pública) e perda de mandato de Tony Oliveira (PSL) por quebra de decoro parlamentar. A ação da entidade é baseada em comentários de Tony contra a médica e ex-vereadora, pelo Progressistas, Cida Brizola. Por outro lado, o vereador diz que o Simers busca retaliá-lo em razão do projeto de escala dos médicos, que tramitou no Legislativo em 2021 e voltará à pauta este ano.
A polêmica iniciou no dia 10 de janeiro, quando Cida publicou em suas redes sociais que “infelizmente há um movimento dentro do Legislativo de Santa Maria contra a saúde da população e também a favor da exposição dos servidores e CCs que ali trabalham”. A postagem era referente ao protesto de alguns vereadores, em frente ao Parlamento, contra o fechamento da Casa em virtude do surgimento de casos de covid-19 entre os servidores.
O Site publicou uma matéria sobre a postagem de Cida, em 11 de janeiro (AQUI). Na mesma data, Tony gravou uma live, de 12 minutos, rebatendo as declarações. No vídeo, ele disse que respeita o trabalho dos médicos, mas criticou o posicionamento da ex-vereadora.
“Conforme a senhora se manifestou nas redes sociais, conforme o Claudemir divulgou, a senhora está quase fazendo campanha para todo o comércio fechar de novo. A senhora vai pagar a conta de todas essas empresas que tiverem que fechar e a economia ir para o buraco?”, questionou Tony.
Em outro momento, ao lado da vereadora Roberta Pereira Leitão (PP), que participa do trecho final do vídeo, Tony faz referência ao projeto de lei, de sua autoria que obrigava todas as unidades de saúde do Município afixarem, de forma visível ao público, cartazes com as escalas de médicos e às suas respectivas especialidades, assim como a publicação via internet dos plantões médicos nas unidades de saúde…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.