Pimenta. Deputado do PT preside debates sobre experiências de combate ao crime organizado
Paulo Pimenta está em alta, na comissão permanente de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da qual é integrante titular. Uma prova? Foi escolhido para presidir uma subcomissão que vai discutir experiências bem sucedidas no combate ao crime organizado. E também nos sistemas penitenciários. A minha dúvida é se vai encontrar isso no Brasil em quantidade e qualidade suficientes para a demanda. Mas isso é outra história.
A propósito das novas atribuições do deputado santa-mariense do PT confira a notícia distribuída aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do parlamentar, em texto assinado por Flávia Lima Moreira. A seguir:
Pimenta preside subcomissão de segurança pública
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), titular da Comissão Permanente de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, foi eleito, nesta terça-feira, 10, presidente da subcomissão que vai promover experiências bem sucedidas no combate ao crime organizado e nos sistemas penitenciários implantados no Brasil e no exterior. A idéia é conhecer essas experiências, divulgá-las e criar as condições para que possam ser utilizadas em outras regiões do país.
Segundo Paulo Pimenta existem várias experiências bem sucedidas, no Brasil e no exterior, de políticas de combate ao crime organizado, como algumas medidas positivas de ressocialização tanto de crianças e adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas, como de apenados. Essas experiências, hoje pouco conhecidas, com o trabalho da subcomissão certamente poderão, além de ser difundidas, criar as condições para sua implementação.
A subcomissão tem como responsabilidade, também, estudar e propor medidas de aperfeiçoamento da legislação a respeito do tema. O presidente da subcomissão, que tomou posse nesta terça-feira, comunicou que nos próximos dias será apresentado um cronograma inicial dos trabalhos. Pimenta já anunciou que, entre as primeiras ações, está prevista uma visita ao município de Diadema, interior de São Paulo, que desenvolveu um programa que reduziu sensivelmente os índices de criminalidade. Outra ação prevista é, em conjunto com o Ministério da Justiça, fazer uma viagem à Colômbia, país que também alcançou índices positivos nas políticas de combate ao crime organizado e à violência.
Para o deputado, as comissões permanentes da Câmara permitem aos parlamentares o aprofundamento de temas relevantes como este. “Presido esta subcomissão ciente de sua importância e certo de que podemos fazer uma análise qualificada e que apontará as mudanças necessárias para que haja mais segurança em nosso país”, afirma.
Na segunda-feira, 09, Pimenta participou de uma reunião com o Ministro da Justiça, Tarso Genro, cujo objetivo era discutir o encaminhamento de anteprojetos relativos à organização do sistema de segurança pública do país. Também foi discutida a situação do sistema penitenciário, a organização das carreiras e órgãos ligados à segurança e o movimento de greve da Polícia Federal (PF). O resultado do encontro foi a criação de um grupo de trabalho que irá aprofundar o diálogo com o Ministério
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.