Artigos

Acampamento Farroupilha: o Coração do Rio Grande pronto para honrar as tradições gaúchas – por Jorge Pozzobom

“O orgulho de ser gaúcho em três palavras: paixão, hospitalidade e coragem”

Recebimento da Chama Crioula na última sexta-feira, no antigo Hotel Fazenda Pampas (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

Honrar as tradições gaúchas é valorizar a história do Rio Grande do Sul e jamais deixar que se apague o legado dos nossos antepassados. Eu resumo o orgulho de ser gaúcho em três palavras: paixão, hospitalidade e coragem. Ser gaúcho é demonstrar amor e entusiasmo por tudo o que vivemos. É receber, com muito carinho e alegria, aqueles que vêm para este pago. É ter coragem para enfrentar os desafios, pois é necessário ter muita ousadia para superar barreiras e levar adiante os nossos objetivos.

E, por falar em ousadia, é com muita alegria que convido a todos vocês para o 1º Acampamento Farroupilha de Santa Maria. Vocês não imaginam o quanto o meu vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e eu estamos felizes em ter a nossa cidade como palco desse evento importantíssimo. Junto à 13ª Região Tradicionalista (13ª RT), ao Piquete Junção dos Casco e a mais de 25 entidades tradicionalistas, estaremos reunidos durante 12 dias para celebrar o Mês Farroupilha.

Esse inédito Acampamento Farroupilha em nosso município contará com uma grande estrutura montada pela Prefeitura, em um lugar maravilhoso, que tem a hospitalidade na identidade, o antigo Hotel Fazenda Pampas/Cidade dos Meninos, no Bairro Camobi, a partir desta sexta-feira, 8 de setembro, até o dia 20, Dia do Gaúcho. A cultura gaúcha terá um protagonismo especial como um todo, por meio de oficinas e muita música, além das rodas de chimarrão e da nossa culinária, a boa comida campeira que nós conhecemos tão bem.

Não tenho a menor dúvida de que essa será mais uma demonstração de amor e carinho pelo nosso Estado. E digo mais: o Acampamento Farroupilha de Santa Maria vem para ficar, como diz o hino do Rio Grande, para servir “de modelo a toda terra”. Vivenciarmos esse momento juntos é de extrema importância para que essa festa tenha o brilho que merece.

Tanto é que os nossos alunos, de todos os anos letivos, das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) são convidados especiais do acampamento. Assim, por meio de oficinas culturais, poderão fortalecer, na prática, o conhecimento recebido em sala de aula. Nossa expectativa é de recebermos 5 mil alunos nos 12 dias de evento.

A estreia oficial do nosso Acampamento Farroupilha será nesta sexta-feira, mas, na prática, essa festa já começou. Na semana passada, lá mesmo, no antigo Hotel Fazenda Pampas, recebemos a Chama Crioula, a qual será distribuída às instituições tradicionalistas no próximo dia 13.

Também, no mesmo local, no último fim de semana, realizamos o Pátio Rural, que recebeu mais de 6 mil pessoas que prestigiaram 70 expositores que levaram produtos da nossa agroindústria, artesanato, hortifrutigranjeiros e da gastronomia local. Uma produção direta dos distritos de Santa Maria.

Diante de tudo isso e com toda a expectativa que estamos nutrindo, esperamos vocês no nosso Acampamento Farroupilha. Traga o seu chimarrão e prestigie este grande evento que o Coração do Rio Grande preparou para todos nós que amamos o nosso Estado. E viva o Rio Grande do Sul!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo