DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Regularização fundiária na Nova Santa Marta, vistoria nas habitações de Muçum…

Ainda: plantio regionalizado da soja no RS, autoavaliação institucional no IFFar

A regularização fundiária garante a propriedade, o direito social à moradia e acesso a serviços públicos (Foto João Alves/Prefeitura)

Por Paulo André Dutra

* Moradores de sete núcleos da Nova Santa Marta receberam neste sábado (23) a titulação de seus imóveis. É um importante avanço na regularização fundiária do bairro, um ícone na luta social pela moradia em Santa Maria.

* Foram entregues 60 matrículas do Núcleo Central, Alto da Boa Vista, 7 de Dezembro, Pôr-do-Sol, 18 de Abril, Marista e 10 de Outubro.

* O ato no CEU Sandra Feltrin contou com a presença do vice-prefeito, Rodrigo Decimo, do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Wagner Bitencourt, e demais servidores da pasta.

* Uma nova ação em 3 de outubro, às 19h, no Itaimbé Palace Hotel, beneficiará moradores dos núcleos habitacionais Travessa Gramado, Walter Lipold e João da Rosa Sobrinho, que ficam nas regiões Sul, Oeste e Leste de Santa Maria.

Por meio de uma plataforma de georreferenciamento, todas as moradias da parte urbana de Muçum foram mapeadas, vistoriadas e posteriormente identificadas com cores (verde, amarelo, laranja e vermelho). (Imagem de Divulgação)

* Muçum, um dos municípios mais afetados pela inundação no Vale do Taquari, teve 510 residências da área urbana vistoriadas para avaliação do grau de comprometimento das estruturas.

* Destes, 289 foram classificados como habitáveis; 90 atingidos e com necessidade de reforma antes de voltar a ser habitado; 12 considerados próximos a residências afetadas; e 119 totalmente destruídos.

* O objetivo da classificação é identificar áreas prioritárias de intervenção e direcionar os esforços de recuperação de maneira eficaz. Os imóveis comerciais não entraram na avaliação.

* O mesmo processo ocorrerá nos 11 municípios em estado de calamidade pública (Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza, Taquari e Venâncio Aires).

* Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), em parceria com técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS), prefeituras e instituições de ensino superior realizaram a vistoria que acabou na sexta-feira (22).

* Proprietários e gerentes de serviços de alimentação têm, na próxima quarta-feira (27), a última capacitação do Programa de Categorização dos Serviços de Alimentação.

* Os estabelecimentos participantes recebem selos, que são A, B e C, conforme a pontuação obtida nos critérios de classificação e eliminatórias de boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos.

* Mais de 60 estabelecimentos já receberam os selos, que devem estar visíveis aos consumidores na área de atendimento. O curso é promovido pela Vigilância em Saúde da Prefeitura e Universidade Franciscana.

No novo calendário, os municípios de Santa Maria, São Sepé, Cacequi, Dilermando de Aguiar e Vila Nova do Sul ficam no limite da sua região (em verde) (Arte Divulgação/SEAPI)

* Atendendo ao pedido da Secretaria Estadual de Agricultura (SEAPI), o Ministério da Agricultura (MAPA) ampliou e regionalizou o calendário de semeadura da soja no Estado.

* São três regiões, cada uma com seu calendário. Santa Maria ficou na região Norte-Nordeste, que tem o maior período disponível para o plantio: 120 dias, de 1º de outubro a 28 de janeiro.

* Na Região Sul-Sudeste, será de 1º de outubro a 18 de janeiro de 2024, contemplando 110 dias; e nos Campos de altitude, de 1º de outubro a 8 de janeiro de 2024, com 100 dias para semeadura.

* Influenciou a decisão a necessidade de adequar a soja com as lavouras de inverno e de milho, que poderiam ser inviabilizadas em áreas onde há alternância de cultura.

* Servidores, estudantes e a sociedade civil podem participar da autoavaliação institucional do IFFAR até o dia 29 de setembro.

* Através dos questionários, a autoavaliação coleta informações sobre o desenvolvimento institucional com evidências das ações nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo