DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Outubro Rosa na Unimed, donativos da AL, buracos na 158 e vias municipais

Problema massivo na telefonia afeta 190 e 193. Para emergências, use o 153

Por Paulo André Dutra

* Estão fora do ar os telefones 190 (Brigada Militar) e 193 (Bombeiros). Como alternativa para situações de emergência, está disponível o 153 (CIOSP).

Pavimento deteriorado na BR 158 no município de Itaara, na subida da serra. Há três meses, DNIT prometia providências, se o clima contribuísse. Não contribuiu (Foto Paulo André Dutra)

* Causado pelo rompimento de cabo de fibra óptica ainda na sexta-feira (29), o problema na rede de telefonia não tem previsão de ser restabelecido.

* Não foram afetados os números 191 (Polícia Rodoviária Federal), 192 (SAMU) e o 197 (Polícia Civil).

* Divisa entre Santa Maria e Itaara, o viaduto do Vale do Menino Deus (“Garganta do Diabo”) também é uma linha divisória no que diz respeito à qualidade do pavimento da BR-158.

* Para quem sobe a serra, asfalto novo até o viaduto. Após (pelo menos até o entroncamento de Val de Serra, já no município de Júlio de Castilhos), multiplicam-se buracos, trincas, ondulações e remendos desgastados.

* Em julho, em resposta a questionamentos do site, o DNIT informou que a operação tapa-buracos no trecho seria intensificada. A previsão era de conclusão até setembro, se o clima contribuísse. Não contribuiu.

* “As melhorias na BR-158/RS fazem parte de um contrato de manutenção e, desde janeiro de 2023, o DNIT solicitou que o serviço de recuperação do pavimento asfáltico seja intensificado, uma vez que a rodovia não recebia orçamento para manutenção desde o final do primeiro semestre de 2022”, respondeu o órgão na ocasião.

Equipes da Secretaria municipal de Infraestrutura em serviço nas vias urbanas e rurais sem pavimentação (Foto Divulgação Prefeitura)

* Nas vias sem pavimentação, a Prefeitura tenta resolver o que consegue neste intervalo entre uma chuva e outra.

* Equipes seguiram com patrolamento, empedramento e compactação nesta segunda-feira (2). Na zona urbana, foram atendidas ruas nos bairros Lorenzi, Dom Antônio Reis, Diácono João Luiz Pozzobon e Passo das Tropas.

* Outras equipes realizam os mesmos serviços em estradas dos distritos de Santa Flora, Passo do Verde, Pains e Arroio do Só.

* Divulgado pela Prefeitura o calendário de feiras de produtos coloniais para a semana que vai até o dia 7/10. Serão 11 locais.

* A Secretaria de Desenvolvimento Rural auxilia na testagem da procedência dos alimentos e oferece tendas para que os feirantes possam expor os produtos.

* Câncer de Mama em 2023: o que toda mulher precisa saber? Este é o tema da palestra promovida pela Unimed Santa Maria no dia 26 de outubro.

* Quem palestra é a médica Carolina do Amaral, mastologista e integrante da Sociedade Brasileira de Mastologia.

* São duas formas de acompanhamento: presencial no auditório da sede administrativa da Unimed (Rua Gaspar Martins, 1482) ou online (inscrições AQUI). Início às 16 horas.

A Assembleia e o Movimento Rio Grande Contra a Fome arrecadaram donativos no hall do Palácio Farroupilha e em atividades na Redenção (Foto Paulo Garcia/Divulgação)

*  Enviada pela Assembleia Legislativa a quinta carga de donativos para as famílias atingidas pela enchente no Vale do Taquari.

* São cerca de 300 quilos de materiais, entre produtos de limpeza e higiene, material escolar e roupas. O Instituto Ação da Cidadania, de Porto Alegre, fará a triagem e depois repassará os itens às pessoas que estão desalojadas ou desabrigadas. 

* “Em poucos dias, conseguimos viabilizar mais de 5 toneladas de materiais. Nós seguiremos trabalhando coletivamente para fortalecer essa rede de solidariedade”, afirmou o deputado estadual Valdeci Oliveira, coordenador do Movimento Rio Grande Contra a Fome.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo