LUNETA ELETRÔNICA. “Minha Casa…” no KM 3, prêmio para a Comunicação, recurso para o Olavo Bilac…
E tem também: Trânsito muda na Rua Pinheiro Machado, CCNE na Praça...
Por Paulo André Dutra
* Portaria nº 1.482 do Ministério das Cidades, publicado nesta quarta-feira (22) oficializou a aprovação de dois conjuntos habitacionais verticais para Santa Maria pelo projeto Minha Casa Minha Vida.
* Somados, serão 340 apartamentos de aproximadamente 45 metros quadrados para contemplar famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.640.
* Foram projetados três empreendimentos habitacionais que, em julho, foram protocolados junto à Caixa Econômica Federal. A Caixa, por sua vez, aceitou a proposta e a encaminhou ao Ministério das Cidades, que aprovou dois deles.
* Os próximos passos incluem um trâmite de confirmação junto à CEF e a abertura de um chamamento público para selecionar empresas construtoras.
* O trabalho ‘Da desconfiança ao sucesso: a comunicação como estratégia de construção da nova proposta da Calourada em Santa Maria’ levou o 1º lugar da categoria ‘Comunicação Social’ do Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal, da Famurs.
* Ao todo, a quinta edição do prêmio recebeu 369 projetos de diversas cidades gaúchas, sendo 48 premiados em 16 categorias.
* O Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac receberá R$ 100 mil em emenda parlamentar da deputada estadual Luciana Genro (Psol) para a aquisição de equipamentos e materiais pedagógicos.
* Luciana Genro esteve em visita à escola em 2021, acompanhada da diretora Simone Degrandi, quando conheceu o espaço e as dificuldades estruturais enfrentadas.
* Segundo a assessoria de imprensa da parlamentar, o assunto foi levado a audiência pública realizada pelas comissões de Educação e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Em comunicação, cobrou medidas do Governo do Estado para recuperação do prédio.
* Não é mais possível fazer o retorno na Rua Pinheiro Machado em frente ao Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo.
* No local, desde quarta-feira (22) uma placa instalada pela Secretaria de Mobilidade Urbana autoriza apenas táxis e veículos de emergência a fazerem a conversão, proibindo todos os demais.
* “Essa mudança na conversão serve principalmente para o acesso ágil às pessoas que tem interesse ou necessidade de deslocarem ao Hospital de Caridade”, afirma o secretário Orion Ponsi.
* No próximo sábado (25), das 9h às 14h, o Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM vai apresentar os seus cursos e atividades para na Praça Saldanha Marinho.
* Ação inédita, o evento CCNE na Praça busca aproximar a comunidade da universidade, por meio da divulgação científica.
* Jogos, práticas de laboratório, experimentos, quizz, exposições e projetos de pesquisa de diversos cursos, além do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) fazem parte da atividade.
Outra: fizeram a campanha e a mudança, não consultaram a maioria. Como sabe que ‘convenceram’ alguem?
‘[…] campanha que buscou convencer a comunidade sobre a mudança da festa de recepção dos calouros para a Gare […]’. E uma piada, todo mundo sabia que onde estava não era bom, só não se sabia onde colocar.