DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Há 7 anos, SM Soldiers era campeão da Copa RS pela primeira e única vez

Soldados bateram o extinto Bento Gonçalves Snakes para garantir o título

Em 4 de dezembro de 2016, representantes de Santa Maria venceram rivais pelo placar de 43 a 6 (Foto Paulo Machado/Divulgação)

Por Pedro Pereira

Nesta segunda-feira (4), o Santa Maria Soldiers completa sete anos desde a conquista de sua primeira e única Copa RS de Futebol Americano, tradicional competição da modalidade realizada no segundo semestre da temporada. Para faturar o título, o “Exército” bateu o extinto Bento Gonçalves Snakes, de Bento Gonçalves, pelo placar de 43 a 6, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.

O triunfo serviu para confirmar o “2016 de ouro” dos Soldados, então comandados pelo histórico treinador Gustavo Petter. Naquele mesmo ano, o time do  Coração do Rio Grande também se consagrou campeão gaúcho ao vencer o Gigante Bowl, no Estádio Beira-Rio, casa do Sport Club Internacional, em cima do favorito Juventude FA, de Caxias do Sul. A taça estadual não era erguida pelo verde-preto desde 2013.

Além disso, a equipe santa-mariense havia, semanas antes do título da Copa RS, garantido uma vaga na Superliga Nacional – 1ª divisão nacional da época que, depois, se tornaria a Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA), torneio que o esquadrão disputa até hoje. O feito aconteceu após o Soldiers garantir a 3ª colocação da “Liga Nacional”, que era a “Série B” da modalidade, naquela temporada.

Relembre a campanha

Idealizada pela Federação Gaúcha do esporte (FGFA) com o intuito de movimentar o cenário do Rio Grande do Sul no segundo semestre do ano, a edição da Copa RS vencida pelos representantes do Coração do Rio Grande foi justamente a primeira. Além dos Soldados e do Snakes, o Bulldogs FA, de Venâncio Aires, e o São Leopoldo Mustangs, de São Leopoldo, também marcaram presença no certame. Atualmente, apenas o clube de Santa Maria segue ativo.

A fórmula da competição era simples: os times se enfrentariam uma vez na fase inicial e, no mata-mata, disputariam uma partida final – com os dois últimos colocados decidindo a medalha de bronze e, os dois primeiros, o título. Todos os confrontos de cada rodada foram jogados no mesmo dia e na mesma localidade, com cada equipe sediando uma etapa.

Antes de levantarem o troféu, os Soldados tiveram dificuldades ainda na primeira semana da Copa RS de 2016. Na abertura, em 25 de setembro, no Estádio Edmundo Feix, em Venâncio Aires, os santa-marienses caíram para o esquadrão bento-gonçalvense, por 26 a 0. No próximo dia de duelos, em 13 de novembro, o “Exército” arrematou uma vitória em casa, ao ganhar do Mustangs, por 62 a 0, no Estádio Presidente Vargas.

Copa RS de 2016 foi a primeira e única edição da competição conquistada e disputada pelo Soldiers (Foto Instagram/Reprodução)

Empatados com 1 triunfo e 1 derrota cada, a equipe verde-preta e o Bulldogs FA se encararam na terceira e última rodada no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves. Pelo placar de 53 a 0, o clube do Coração do Rio Grande “atropelou” os rivais por 53 a 0 e garantiu a vaga na grande final, que seria contra os algozes do Snakes.

Ainda que tenham perdido para o adversário na fase de grupos, o Soldiers não deu chances para os representantes de Bento Gonçalves no Estádio Cristo Rei. Com touchdowns (6 pontos cada) de Douglas Elesbão, Wagner Freitas, Bruno Barba, Guilherme Busanello, Rafael Portella e João Siqueira, um field goal (3 pontos) e quatro extra points (1 ponto cada), todos marcados pelo kicker Fabrício Santana, os santa-marienses sobressaíram por 43 a 6 e se consagraram campeões da primeira edição da Copa RS, em 2016.

Evolução verde-preta

Após a conquista, os Soldados engataram uma sequência de cinco títulos do Campeonato Gaúcho – de 2017 a 2023, uma vez que em 2020 e em 2021 as competições de futebol americano foram suspensas em função da pandemia – e duas participações na grande final da Conferência Sul da Liga BFA. Neste ano, apesar do título no Estadual, a campanha no Nacional foi diferente.

Ainda que o certame tenha sido realizado outras vezes, a equipe de Santa Maria nunca mais marcou presença na Copinha. A ideia era que, na edição desta temporada, o esquadrão disputasse o torneio com o esquadrão de desenvolvimento, formado por atletas jovens – como uma categoria de base. Entretanto, pela falta de procura de outros times, a FGFA não deve promover a competição.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo