DestaquePolítica

POLÍTICA, Após acordo em processo movido por Pimenta, militante do PL Mulher se retrata na internet

Santa-mariense compartilhou vídeo afirmando que ministro defendeu o Hamas

Do site Paralelo 29 / com Observação do Editor do claudemirpereira.com.br

Militante do PL Mulher, processada pelo ministro, se retratou (Foto Reprodução/Facebook)

Após ser processada por compartilhar um vídeo sobre o suposto apoio ao Hamas pelo deputado federal licenciado Paulo Pimenta (PT), atual ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, uma bolsonarista de Santa Maria fez um acordo judicial e se retratou no Facebook.

Maria Aparecida Souza da Rocha, conhecida como Cida Rocha, publicou nesta segunda-feira (26), em seu seu perfil no Facebook, uma retratação em que se diz arrependida em relação ao conteúdo ofensivo ao ministro, no caso uma fake news. A publicação ocorreu em 12 de outubro do ano passado.

A retratação

“Reconheço meu erro ao disseminar essa informação falsa. Entendo o impacto negativo que a disseminação de notícias falsas pode ter nas pessoas envolvidas sinto muito que tenha causado alguma situação negativa e constrangedora quanto à imagem do Ministro por se tratar de acusação inverídica”, diz Cida Rocha no post de retratação (confira a íntegra, abaixo).

Vídeo foi descontestualizado, diz advogada do ministro

Post que gerou a ação do ministro (Foto Reprodução/Facebook)

De acordo com a advogada Andreia Militz de Castro Turna, que representa Paulo Pimenta, o vídeo compartilhado por Cida rocha “foi descontextualizado, apresentando um jogo de palavras que faz menção ao Hamas, apesar de o ministro Paulo Pimenta não mencionar o grupo no vídeo”

“Além disso, também é incluída data que não corresponde à data real de gravação e veiculação (feita anos antes), uma tentativa clara de fazer parecer que o apoio dado ao povo palestino anos antes seria um apoio às ações recentes do grupo Hamas”, diz a ação proposta no 6º Juizado Especial Cível de Brasília.

“A disseminação deste conteúdo desinformativo no contexto Conflito entre Israel e Palestina traz consequências claras, incluindo o potencial de minar a confiança na atuação do ministro e, por extensão, nas políticas públicas relacionadas à sua pasta. A propagação de desinformação pode gerar polarização e conflitos sociais, uma vez que as informações falsas é usada para alimentar debates ideológicos e criar
tensões desnecessárias entre diferentes grupos da sociedade”, frisa a advogada na ação.

Outras ações

Segundo a advogada do ministro, Pimenta já processou diversas pessoas e obteve condenações, inclusive de pagamento de indenização.

No entanto, segundo Andreia Turna, no caso de Cida Rocha, houve acordo para que a militante se retratasse em suas redes sociais. Ela não terá que pagar indenização e o processo será encerrado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

(*) Esse material foi publicado com a autorização do editor do Paralelo 29, dentro do acordo de parceria que une os dois sites.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR. O Paralelo29, parceiro deste site, deu guarida, na noite desta segunda-feira, a manifestação do presidente local do PL, Marco Mascarenhas, em que ele nega que a militante seja fliado ao partido. Confira abaixo:

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tinha que fazer pagar (monetariamente) também… que essa sim (além da cadeia, naqueles casos mais extremos) é a melhor pedagogia para esses ignorantes disseminadores de fake news.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo