Arquivo

Encontro. Municípios do Mercosul vão discutir em SM como cumprir as Metas do Milênio, da ONU

Tem tudo para ser um grande evento, este que acontece no final de novembro, em Santa Maria. Para cá virão, afora autoridades dos vários países do cone sul da América, muitos prefeitos e outras personalidades. Na boca do monte, vão participar do “1º Encontro de Cidades Integradas do Merco Sul”.

 

Entre os temas do conclave, no qual deverá ser gerada a “Carta das Cidades”, está como fazer para cumprir as Metas do Milênio, acordadas entre os quase 200 países integrantes da Organização das Nações Unidas. Você fica sabendo mais sobre o evento, e como está sendo organizado, no material enviado aos veículos de comunicação pela assessoria de imprensa da prefeitura, em texto assinado pela jornalista Daiani Ferrari. A seguir:

 

“Prefeitura e ABM trabalham para realização de Encontro de Cidades em Santa Maria

Santa Maria já está se preparando para receber os visitantes do 1º Encontro de Cidades Integradas do Mercosul, que será realizado entre os dias 25 e 30 de novembro. O evento está sendo promovido pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM), com a parceria da Prefeitura de Santa Maria, através de suas secretarias. A partir do encontro será confeccionada a Carta das Cidades, que irá propor maneiras para os municípios alcançarem as Metas do Milênio, aprovadas por 191 países que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU).


Segundo o Prefeito Valdeci Oliveira, Santa Maria foi escolhida como sede do evento pela sua localização estratégica no Mercosul, próxima às principais cidades do bloco, e também pela cidade ter um trabalho reconhecido na área de Relações Internacionais, desenvolvido desde 2005. “Tudo isso se soma ao fato da Prefeitura tem se mostrado parceira da Associação Brasileira de Municípios na organização do evento desde o início”, comenta o Prefeito, que acredita no amplo sucesso do encontro, se levado em consideração o tema e as autoridades que estarão presentes.

Público de três mil pessoas é esperado no evento


Cerca de três mil pessoas estão sendo esperadas no encontro, o que segundo o Prefeito Valdeci causará um grande impacto na economia da cidade. Várias autoridades já confirmaram presença, como os três ex-presidentes, José Sarney, do Brasil, Raúl Alfonsin, da Argentina e Júlio Maria Sanguinetti, do Uruguai, que assinaram o acordo do Mercosul, e ainda ministros, prefeitos e representantes de entidades da América Latina.

Além de sacudir a economia, sobretudo na rede hoteleira e de alimentação, o encontro irá consolidar cada vez mais a cidade como uma referência nacional e internacional na promoção de grandes eventos, como a Feira de Economia Solidária, que é realizada todos as anos no mês de julho, e que nesta última edição reuniu mais de 90 mil pessoas de quatro continentes, além do Fórum Mundial da Educação que será realizado em maio de 2008, quando Santa Maria completa 150 anos de emancipação político-administrativa.

Setores da Prefeitura trabalham para envolvimento da cidade no Encontro


Para a realização do evento várias secretarias da Prefeitura estão envolvidas, como a Captação de Recursos e Relações Internacionais (Secap), que atua na mobilização de entidades, tanto locais como internacionais. Junto à Rede Mercocidades, a Secap está fazendo contato com organizações, redes, Ong’s e centrais trabalhistas. Também estão envolvidas as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Comunicação Social. Cabe à Cultura organizar as programações culturais durante abertura e encerramento do evento e fazer um mapeamento de locais que podem ser pontos de cultura. Segundo a diretora geral da Secretaria, Tânia Casanova, o levantamento dos locais já foi feito, basta agora discutir a aprovação com a organização do Instituto Latino América, responsável pela programação cultural, junto à Prefeitura.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está mobilizando os empresários e o comércio local para que apoiem o Encontro. Nesta quinta (25) e sexta (26) serão realizadas duas reuniões. Na quinta com representantes do Hotel Itaimbé, local onde serão concentradas a maior parte das atividades do evento, e na sexta com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindilojas. As duas reuniões serão realizadas às 10h, no 5º andar do Centro Administrativo Municipal.

Metas do Milênio já são trabalhadas em Santa Maria
O resultado final do 1º Encontro de Cidades Integradas do Mercosul será uma Carta com as formas das cidades alcançarem as Metas do Milênio. Sobre estas metas, Valdeci ressaltou que Santa Maria tem políticas públicas bem avançadas para todas estes itens, principalmente no que diz respeito ao combate à fome, à miséria, educação e saúde. “Ano a ano, o município vem reduzindo a mortalidade infantil, reduzindo para próximo de zero o analfabetismo, ampliando a cobertura de saúde preventiva através do Programa de Saúde da Família (PSF) e da modernização das unidades básicas de saúde e pronto-atendimentos”, destaca. Ele também cita que a Administração investe fortemente em ações que gerem desenvolvimento para a cidade, e também apóia o crescimento das empresas locais, e aposta em políticas de industrialização para incentivar os investimentos externos”.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo