Artigos

Vacinação em dia: a cidade cuidando das pessoas – por Jorge Pozzobom

Gripe e a imunização: “não vamos esperar o frio chegar para nos protegermos”

Cuidar das pessoas é o grande objetivo da nossa gestão. Junto ao meu vice-prefeito, Rodrigo Decimo, temos trabalhado para enfrentar todas as questões que envolvem o combate à dengue, com um trabalho contínuo de conscientização, pulverização e vistorias nos bairros pelos nossos agentes de saúde. Nesta guerra contra a dengue, contamos também com o apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Exército Brasileiro e, claro, de toda a comunidade santa-mariense.

Ao longo da nossa gestão, enfrentamos uma pandemia, um surto de infecção intestinal e a dengue. Tudo isso requer de nós planejamento detalhado, prevenção e, claro, investimento. Mas há outra doença que não pode ser ignorada de maneira alguma: a gripe. Principalmente no nosso Estado, onde as baixas temperaturas tendem a piorar a incidência deste problema. Por isso, mais uma vez, o Executivo Municipal tem se adiantado nesta questão que eu julgo ser tão importante: prevenção.

Iniciamos a campanha de vacinação contra a gripe em março e, até esse último final de semana, mais de 20 mil doses foram aplicadas. Por enquanto, elas são direcionadas para grupos prioritários como crianças de 6 meses a de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde e da educação; gestantes e puérperas; povos indígenas; pessoas com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; entre outros. Nesta grande ação, também foram realizadas outras 500 vacinas de rotina.

Peço, de coração, que não deixem de se dirigir às nossas Unidades de Saúde e se vacinarem, visto que o cronograma de vacinação segue durante a semana. Não vamos esperar o frio chegar para nos protegermos. Assim, além de cuidarmos de nós mesmos, impedindo que o vírus circule, estamos protegendo outras pessoas.

E, por falar em saúde, a nossa Unidade Básica de Saúde (UBS) São Carlos, que fica na Rua Agostinho Scolari, nº 546, Bairro Urlândia. está com 40% da obra concluída. Com previsão de entrega para agosto deste ano, o local sediará duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam na localidade, com capacidade para atender cerca de 8 mil usuários por mês.

A unidade contará com um total de quatro consultórios médicos; dois consultórios odontológicos; sala de curativos; sala de observação e procedimentos; sala para esterilização de utensílios; sala para atividades coletivas com a população; sala de vacinas; e sala de inalação; todos climatizados, priorizando, ainda, acesso pavimentado e estacionamento.

Sei que temos ainda muito a fazer, mas não podemos nos esquecer de que tem muita coisa boa acontecendo para Santa Maria continuar melhorando. Cuidar da saúde é prioridade do Poder Público, mais do que isso, é uma questão de corresponsabilidade. É como eu sempre digo: é todos nós cuidando de todos nós.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Observação do Editor: A foto que ilustra o artigo é de autoria de Marcelo Oliveira/Prefeitura de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo