Por Claudemir Pereira / Editor do Site
– O radialista Tony Oliveira, líder inconteste do Podemos em Santa Maria, voltou a fazer uma longa live solitária, na noite de sábado. Foram cerca de 18 minutos de peroração pelo Facebook.
– Abaixo você tem o vídeo na íntegra, se quiser se inteirar do que pensa deste momento o polêmico vereador que não mede as palavras (se isso é bom ou não, cada um que julgue).
– Agora, uma síntese bem simplória do que falou o parlamentar, em termos de informação relevante para os objetivos desta seção.
– O mais importante é a declaração de que o Podemos vai disputar com chapa “pura” a eleição. Mas não disse quem será o seu vice, algo ainda a definir até os próximos dias, quando acontece a convenção.
– Seja lá quem for, e com todo o respeito, deverá ser menor que Tony, em termos de conhecimento da comunidade.
– O personagem do vídeo, claro, foi sempre o vereador (que gravou de sua própria casa). Ele disse também que papeou com oito partidos diferentes, mas não se agradou.
– Fez críticas diretas a Riesgo, Decimo, MDB e PT. Mas não poupou nem mesmo sua parceira de ideologia, Roberta Leitão, do PL.
– Enfim, não levou ninguém livre. Mas pegou leve agora com a mídia, que de “90% comprada” de duas semanas atrás, passou a ser um ente que não o valoriza, na interpretação claudemiriana dos ditos do podemista.
– De todo modo, afora contatos político-administrativos, afinal terá diárias pagas pela Câmara, Tony Oliveira estará em Porto Alegre, terça e quarta, e tratará também de seu futuro político.
– Há questões que fogem ao grande público. Por exemplo, com que troco contará o candidato na disputa para a Prefeitura? É uma das respostas que certamente o Podemos dará a Tony na capital.
– Além de um vice para a chapa pura do Podemos, o que ainda falta definir, na disputa majoritária de outubro? Totalmente definidas estão três dobradinhas.
– A saber, por ordem de anúncio: PT/UB, com Valdeci Oliveira/José Farret; PSDB/PP, com Rodrigo Decimo e Lucia Madruga, e Novo/MDB, com Giuseppe Riesgo e Magali Marques da Rocha.
– Deixado à beira da estrada pelo MDB, o PDT precisa dar um vice a Paulo Burmann. Seja do partido ou de algum aliado. Que não será o Podemos, como se cogitou nos bastidores.
– De todo modo, o festerê de aniversário do ex-reitor da UFSM, na noite de sexta-feira, animou a militância, é o que dizem os envolvidos. Que vão em busca de uma disputa digna.
– Estão confirmados ainda outros dois candidatos, ambos no entanto sem vice definido: Roberta Leitão (PL) e Alídio da Luz (PSOL). Se fosse apostar, o editor diria que serão ambas chapas puras.
– Por fim, tem a pré-candidatura de Moacir Alves, do PRD. Que, e a afirmação é feita com o maior respeito, ninguém acredita que concorrerá.
– Há quem diga que ele e seu partido jogam para ser vice de alguém, preferentemente Roberta Leitão, do PL. Ou mesmo que vai desistir da disputa. Se saberá nos próximos dias, inevitavelmente.
– Para fechar, uma do PSB. A vinda dos deputados do partido a Santa Maria no meio da semana foi apenas para chancelar e apoiar decisão local, que é a de apoiar o tucano Rodrigo Decimo.
– Havia (se é que ainda não há) o temor de uma intervenção nacional que obrigaria o partido a apoiar Valdeci Oliveira, do PT. Pois então…
Genio não desespelhou o video.
Esse Tony Oliveira que veio de Rio Pardo não sei porque? nem é de Santa Maria. usou a Rádio Medianeira para se promover. o que ele acusa o Valdeci e o Farret tem que comprovar. Para de atacar. vai trabalhar que está ganhando dinheiro do pobre.