LUNETA ELETRÔNICA. Operação da PF contra venda de cigarros eletrônicos, cidade e região na Expointer
Integração entre escolas do campo e um novo serviço para a saúde da mulher
Por Paulo André Dutra
* Operação Fresh Smoke, da Polícia Federal com apoio da Receita Federal, foi deflagrada em Santa Maria nesta quinta-feira (22). Apura o crime de contrabando e a comercialização ilegal de cigarros eletrônicos.
* Seis mandados de busca e apreensão em quatro residências e dois em estabelecimentos comerciais foram cumpridos. Um homem foi preso em flagrante.
* Um dos estabelecimentos é uma tabacaria especializada na venda de cigarros, produtos relacionados e dispositivos eletrônicos para fumar, cuja comercialização é proibida no país pela Anvisa.
* Competições esportivas e atividades campeiras para 200 alunos da rede municipal na 2ª edição dos Jogos de Integração das Escolas do Campo de Santa Maria, nesta quarta-feira (21).
* A EMEF José Paim de Oliveira, no distrito de São Valentim, sediou o evento. Além da anfitriã, participaram as EMEF Irineo Antoloini (Passo do Verde) e Intendente Manoel Ribas (Santo Antão).
* Também compareceram as EMEF Valentim Bastianello e a Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Vieira, ambas de Dilermando de Aguiar.
* Criatórios da região no entorno de Santa Maria têm 233 animais inscritos na 47ª Expointer. A larga maioria é de ovinos, com 122. Também estão presentes bovinos de corte, cavalos e pôneis.
* De Santa Maria vão a julgamento 56 animais. São 50 ovinos, de nove diferentes raças, e seis equinos, sendo quatro da Raça Crioula e dois Paint Horse.
* Júlio de Castilhos tem 62 animais na feira. De São Gabriel, irão 30. De Santiago, 26; e de São Sepé, mais 15.
* Produtores de Rosário do Sul (7), Jaguari (6), Tupanciretã (6), São Pedro do Sul (5), São Vicente do Sul (4), São Martinho da Serra (4), Santa Margarida do Sul (4), Cacequi (4), Caçapava do Sul (3) e Dilermando de Aguiar (1) também marcam presença no evento.
* Já no Pavilhão do Artesanato (Expoargs), 184 artesãos estarão expondo. Agudo, Caçapava do Sul, Rosário do Sul e Santa Maria estarão presentes.
* Serviços Especializados de Referência à Saúde da Mulher (SER Mulher) serão contratados nas sete macrorregionais de saúde do Rio Grande do Sul.
* Duas portarias foram publicadas nesta quarta-feira (21) pela Secretaria Estadual de Saúde, prevendo implantação, custeio, critérios de seleção dos municípios e serviços do projeto.
* Englobam atendimento ambulatorial integrado da saúde da mulher, como câncer de útero e de mama, problemas de endometriose/miomatose, infertilidade, planejamento reprodutivo e climatério.
* Os municípios interessados em aderir devem se inscrever até 5 de outubro. O incentivo financeiro é de R$ 200 mil para implantação e R$ 125 mil para custeio mensal.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.