DestaquePolítica

NAS INTERNAS. Cinco ilustríssimos em busca de um retorno, quatro alianças e três siglas que vão solitas

Quem são os ex-presidentes hoje sem mandato que querem voltar à Câmara

Dos pretendentes a uma cadeira na Câmara, há cinco que já presidiram o Poder Legislativo e que retornam às urnas (Foto divulgação)

Por Claudemir Pereira / Editor do Site.

– Escarafunchando as listas dos agora candidatos a vereador, descobrem-se algumas preciosidades. Uma delas é a tentativa de volta de ilustres ex-parlamentares.

– Dentre os integrantes desse grupo, com certamente mais de uma dezena, há cinco que sobressaem, cintilantes. São os ex-presidentes do Poder Legislativo.

– São eles, na ordem alfabética, Cida Brizola (PDT), Luiz Carlos Fort (PP), Marcelo Bisogno (UB), Sérgio Cechin (PP) e Vilmar Galvão (PT).

– Entre eles, também há algumas particularidades. Só dois, Cechin e Galvão, estão no mesmo partido. Os demais são oriundos do UB/PP (Cida), PT (Fort) e PDT (Bisogno).

– Um deles, Sérgio Cechin, já foi vice-prefeito municipal duas vezes. Ele também é o único com dois mandatos presidenciais na Câmara, em 2001 e 2015).

– Os demais foram presidentes uma vez só, mas todos neste século: em 2008, Galvão; 2013, Bisogno; 2016, Fort; e 2019, Cida.

– Enfim estão definidos os sete candidatos a prefeito de Santa Maria e seus vices. E, na verdade, apenas uma surpresa se efetivou. Talvez só ele, Moacir Alves, acreditava na candidatura, pelo PRD.

– Mas o fato é que, contrariando todos os prognósticos, que apontavam para uma desistência, o militante foi confirmado em convenção, e vai à lida eleitoral.

– Sem aliança, o partido resolveu bancar a candidatura a vice do próprio presidente da sigla oriunda da união entre PTB e Patriota, Zeca Lima.

– Com isso, e o final das convenções, está definido o quadro de candidatos à Prefeitura, que terá quatro alianças e três chapas “puras”, isto é, com os dois nomes do próprio partido.

– Assim é que PDT (Paulo Burmann/Adilomar Silva), PRD (Moacir Alves/Zeca Lima) e PSol (Alídio da Lua/Marisa Carvalho) vão solitos à disputa majoritária.

– Pela ordem de formalização, seguem-se as alianças oficializadas. Os primeiros foram Novo/MDB (Giuseppe Riesgo/Magali Marques da Rocha) e PL/Podemos (Roberta Leitão/Marcelino Severo).

– Neste final de semana, também se confirmaram as alianças PT/UB (Valdeci Oliveira/José Farret) e PSDB/PP (Rodrigo Decimo/Lúcia Madruga).

– Para fechar: não é exatamente o fim do mundo, mas o fato é que quem organiza debates preferia que fossem seis, e não sete, candidatos a prefeito. Facilitaria a organização. Mas enfim…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo