Artigos

Três meses do Aluguel Social: a cidade cuidando das pessoas – por Jorge Pozzobom

“Esse programa, com certeza, é um símbolo de resiliência e solidariedade”

Cuidar das pessoas tem sido a premissa do nosso governo desde o início dessa gestão e é nesse compromisso que temos caminhado dia após dia. Governar o quinto maior Município do Estado requer, além de  muito trabalho, investimento e planejamento, estar preparado para todo e qualquer impacto que não podemos prever, como uma pandemia, estiagem, enchentes e temporais. E, mesmo diante de tudo isso, seguir avançando, na certeza que não podemos parar. Santa Maria merece toda a nossa entrega.

Com as fortes chuvas de maio, mais de 1 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas. No primeiro momento, unimos forças para que todas elas fossem acolhidas em um local seguro, a exemplo, no Centro Desportivo Municipal (CDM). Contamos, também, com diversas instituições e voluntários que não só receberam, mas ajudaram a vestir e a alimentar quem mais precisava naquele momento.

Nos primeiros dias de maio, os gaúchos foram surpreendidos pelas chuvas que causaram muita tristeza no Rio Grande do Sul. Eu, claro, tinha uma preocupação eminente: tirar as pessoas de áreas de risco de desmoronamento e alagamento. Então, já no dia 13 de maio, sancionamos a Lei nº 6.896, que trata do Aluguel Social (AS). Ou seja, a Prefeitura passou a pagar, pelo período de um ano, o aluguel no valor de R$1,2 mil mensais para famílias que vivem nestas regiões.

Saber que essas pessoas estão em local seguro é muito importante para todos nós. De lá para cá, a Prefeitura já realizou mais de 370 cadastros e efetivou mais de 279 contratos de aluguel. Ou seja, são quase 300 famílias que saíram de áreas de risco. E mais do que isso: rapidamente, encaminhamo-nos para comprar essas e outras residências. Nosso objetivo é adquirir 500 casas no valor de até R$200 mil para que essas pessoas não precisem mais se mudar.

Continuamos monitorando áreas de risco e, assim que a equipe de assistência social da nossa Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária identifica esses locais, passa a fazer contato para atualizar os cadastros e, então, providenciar, o quanto antes, um local seguro para morarem. Outra notícia boa é que, através de outras iniciativas e projetos, ajudamos a entregar dois lares permanentes, fazendo a diferença na vida das pessoas: uma no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon e outra no Bairro João Goulart.

Neste 13 de agosto, completamos três meses de Aluguel Social. Sim, podemos comemorar. Esse programa, com certeza, é um símbolo de resiliência e solidariedade, um marco na história de Santa Maria. São 90 dias de mais dignidade e segurança às pessoas, reforçando o nosso compromisso de cuidar de quem mais precisa. Nosso objetivo é fazer muito mais, mas só quem passou pelo medo de perder a casa com as chuvas, entende a importância deste momento. Sei que ainda há muito a fazer, mas, juntos vamos superar as dificuldades. Continuamos, cada vez mais, avançando por Santa Maria.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo