DestaqueEsporte

ESPORTE. Mais uma edição do Festival Paralímpico ocorre na manhã do sábado, no campus da UFSM

Evento voltado a jovens com deficiência inicia às 8h e terá entrada gratuita

Entre as modalidades ofertadas, o basquete em cadeira de rodas está presente na relação desde o primeiro ano de realização do Festival Paralímpico na UFSM(Foto Divulgação)

Por Pedro Pereira

Neste sábado (21), das 8h às 13h, acontece mais uma edição do Festival Paralímpico em Santa Maria, nas dependências do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM. O evento é realizado desde 2022 e, neste ano, as modalidades ofertadas serão o basquete em cadeira de rodas, o atletismo e o parabadminton. A entrada é gratuita e as atividades são voltadas a crianças e adolescentes com deficiência da cidade e da região, de ambos os gêneros.

Adulto, contudo, também podem participar, assim como jovens sem deficiência. As práticas serão realizadas nos ginásios 1 e 2 e na pista de atletismo da Universidade. A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Apoio e Estudos da Educação Física Adaptada (NAEEFA), coordenado pela professora Luciana Palma, e promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O objetivo do Festival Paralímpico é proporcionar a inclusão social de pessoas com deficiências através de atividades físicas adaptadas. O basquete em cadeira de rodas – modalidade em que a UFSM dispõe de um time masculino – e o atletismo são esportes presentes no evento desde 2022. Em outras oportunidades, também foram ofertados bocha e voleibol sentado. O parabadminton é a novidade deste ano.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo