Por Pedro Pereira
O Santa Maria Soldiers está na grande final da Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA) de 2024. Na tarde deste sábado (14), a equipe venceu o Almirantes FA, de Itajaí, pelo placar de 40 a 13, em partida válida pela 3ª e penúltima rodada da competição. O duelo foi realizado no Estádio dos Eucaliptos e foi a primeira vitória do time gaúcho sobre os catarinenses.
Com o resultado, os Soldados se mantiveram na vice-liderança do grupo e não podem mais ser alcançados. O esquadrão verde-preto volta aos gramados em 28 de setembro, um sábado, também em território santa-mariense, para definir o mando de campo do jogo de mata-mata. Isso se dá pois o rival será o Timbó Rex, de Timbó, que ocupa o topo da tabela e também está classificado.
O próximo adversário do Soldiers venceu, também neste sábado, o Istepôs FA, de São José, para seguir em 1º lugar da Conferência Sul e se manter invicto. Em caso de vitória no fim do mês, algo inédito para a agremiação de Santa Maria, o “Exército” fica acima dos timboenses na tabela e sediará a decisão do título regional da Liga BFA pela segunda vez na história.
O Soldiers iniciou o confronto impondo o ritmo sobre os visitantes com dois touchdowns (6 pontos) no primeiro quarto. O wide receiver Nicolas Pippi foi o responsável por abrir o placar após receber um passe lateral e curto do quarterback Douglas Rodrigues. O kicker Vinícius Marques acertou a cobrança do extra point (1 ponto). Na sequência, o defensive back Ricardo Daronch aproveitou uma falha do Almirantes e ampliou para 13 a 0. Desta vez, o “chutador” errou.
No período seguinte, os itajaienses acordaram e forçaram um touchdown e um extra point para descontar no marcador. Os santa-marienses, contudo, se reergueram com Rodrigues acionando o jovem recebedor Augusto Kneipp com um passe longo. Marques confirmou o extra point e garantiu o 20 a 7. Na volta do intervalo, para abrir a segunda metade de partida, apenas os oponentes chegaram à endzone.
O 4º quarto, então, começou com o placar em 20 a 13 a favor do Soldiers – ou seja, apenas uma posse de bola de diferença entre as equipes. Os Soldados, porém, voltaram a despontar com Rodrigues: primeiro, o quartarback passa a bola para o mexicano Axel Aguirre que, como running back, corre a linha de fundo e marca o touchdown; depois, o próprio líder ofensivo marca um touchdown para chamar de seu. Após os 6 pontos iniciais do período, o time tenta uma conversão de 2 pontos, mas falha. Na outra tentativa, dá certo e assegura o 40 a 13 e a vaga na grande final.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.