LUNETA ELETRÔNICA. Transição energética gaúcha, mostra fotográfica dos alunos da Educação Especial
Ciclo de história negra no CTISM e a queda no preço pago ao produtor de arroz
Por Paulo André Dutra
* Transição energética justa e o mercado do hidrogênio verde foram os temas mais abordados nos eventos com a participação da representação gaúcha nesta sexta-feira (15) na COP29 em Baku, no Azerbaijão.
* Sob a liderança da titular da Secretaria de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, apresento o potencial em energias renováveis do Estado e os estudos para o Plano de Transição Energética Justa em andamento.
* Reuniões sobre o tema também houve com Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) e a Bloomberg Philanthropies.
* Oito alunos da Educação Especial de escolas municipais participaram, em agosto, de uma oficina de fotografia com celular com o fotógrafo da Secretaria de Comunicação, Marcelo Oliveira. O resultado deste trabalho virou uma exposição itinerante e circula pelas escolas.
* A exposição “Criatividade em Foco: Celebrando Cada Olhar” chegará à EMEF Alfredo Winderlich na segunda-feira (18). Depois passa por EduTech, V Belga e outras escolas. Confira o cronograma.
* “Eu gostei muito de ver as fotos expostas. Me emocionei um pouquinho”, disse Lara Aita Nielsen, aluna da escola e autora da foto que acompanha esta nota.
* No dia 23 de novembro, o Grupo de Estudantes Negros e Negras do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) realiza o 13º Ciclo de Estudos de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena.
* Como atividade preparatória, um grupo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio visitou, na sexta-feira (8), o quilombo Rincão dos Martimianos, localizado no município de Restinga Sêca.
* Acompanhados pelas professoras Roselene Pommer e Raquel Bevilaqua, eles convidaram a comunidade quilombola a participar do evento.
* Faz parte da programação uma apresentação da comunidade quilombola visitada e uma roda de conversa sobre racismo estrutural. O ciclo de estudos é aberto à participação do público em geral, com inscrições no local.
* 60% dos 122 mil hectares previstos nos 35 municípios da Emater regional de Santa Maria para a cultura do arroz já estão semeados, indica o Informativo Conjuntural.
* Enquanto o trabalho avança a campo, no mercado o preço da saca paga ao produtor tem queda acentuada.
* As principais cooperativas da região chegaram, nesta quinta-feira (14), ao patamar de R$ 100, preço praticado pela última vez em abril. No início do mês, a cotação era de R$ 112.
* Têm influenciado os fatores externos, como a volta da Índia às exportações e a farta oferta americana em plena colheita; e internas, dentre as quais a queda sazonal no consumo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.