Por Lenon de Paula (Com foto de Marcelo Oliveira) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Dando início a um novo capítulo na administração municipal, foi realizada na noite desta quarta-feira (1º) a solenidade de transmissão do cargo de prefeito de Santa Maria. O ato ocorreu no LabCriativo, empreendimento localizado no Mercado da Vila Belga. Na ocasião, o então prefeito Jorge Pozzobom passou oficialmente o cargo para Rodrigo Decimo que, ao lado da vice-prefeita, Lúcia Madruga, estará à frente da gestão 2025-2028.
Durante a cerimônia, o prefeito Rodrigo Decimo agradeceu a confiança da população e falou sobre o futuro. “Recebo com muito orgulho o cargo das mãos do meu amigo Jorge Pozzobom, que liderou com maestria a nossa cidade pelos últimos oito anos. Para que os nossos objetivos saiam dos planos e sejam colocados em prática, reunimos uma equipe de secretários extremamente qualificados. Um governo é feito de pessoas para pessoas. Por isso, convido a todos para que se unam a gente. Chegou a hora de construir uma nova história, de transformar mais realidades e, também, de unir forças para que a nossa cidade seja mais desenvolvida, mais justa e mais solidária”, pontuou o prefeito Rodrigo Decimo, junto de seus familiares.
Após o discurso, o novo prefeito foi agraciado com um quadro pintado pela artista Marília Chartune e enfeitado com mensagens escritas por secretários, amigos e familiares. Além da assunção do cargo pelos novos chefes do Executivo Municipal, a leitura e assinatura da Ata de Transmissão de Posse formalizou a lista de secretários de Município. A nominata completa da nova gestão pode ser conferida aqui ou no documento em anexo. No final do texto, o leitor pode conferir as biografias de todos os integrantes do secretariado.
“Esse é um momento de agradecer a toda Santa Maria que escolheu essa proposta, que a partir de hoje se transforma em governo. Não existe mais o lado de cá ou lado de lá. Todos fazem parte da nossa Santa Maria, para a qual nós vamos dedicar quatro anos de governo”, declarou a vice-prefeita Lúcia Madruga. Em 166 anos do Município, Lúcia é a primeira mulher a ocupar a posição de vice-prefeita.
A cerimônia, repleta de emoção, contou com a presença de autoridades locais, representantes da comunidade e convidados especiais. A animação do evento ficou por conta da banda Rocksane, que entoou clássicos da música brasileira como “Tempos Modernos” e “Andar com Fé”.
HOMENAGENS
A solenidade também foi marcada por homenagens ao prefeito Jorge Pozzobom, que permaneceu no cargo durante dois mandatos consecutivos (2017- 2024). A caminhada de sucesso, tendo Decimo como vice-prefeito, iniciou em 2020, quando Pozzobom foi reeleito com 57,29% dos votos válidos. Embora tenha enfrentado adversidades, como a pandemia de Covid-19 e as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, a gestão de Pozzobom e Decimo foi marcada por avanços na educação, saúde, cultura, desenvolvimento social e na economia.
“Passamos por muitos momentos difíceis. Enfrentamos diversos desafios, como a pandemia do coronavírus, surto de toxoplasmose, a dengue, as enchentes deste ano. Tudo isso foi enfrentado com muita coragem e seriedade. É com muito orgulho e sentimento de dever cumprido que transmito meu cargo de prefeito nesta noite. Muito obrigado, Santa Maria!”, declarou o ex-prefeito Jorge Pozzobom na solenidade.
Em gesto de agradecimento, os estudantes Fernando Leal, da EMEF Chácara das Flores, e Sara Bauer, da EMEF Francisca Weimann, entregaram uma camiseta do novo uniforme escolar emoldurada em um quadro para Pozzobom. Resultado de um investimento de mais de R$ 6 milhões, os uniformes escolares foram concebidos em 2018 e começaram a ser distribuídos em dezembro de 2023, contemplando os mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino.
Estiveram presentes na cerimônia o diretor da Faculdade Sobresp, Elionai de Moraes Postiglione; presidente da Cacism, Andrei Nunes; presidente do Sinduscon, Samir Frazzon; reitor da UFSM, Luciano Schuch; reitora do Instituto Federal Farroupilha, Nídia Heringer; presidente da Sefas, Irmã Liliane Pereira; delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz; presidente da Unicred, Flávio Jobim; arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin; comandante regional da Brigada Militar, coronel Cleberson Bastianello; comandante do 1º RPMon, tenente-coronel Marcus Mello; presidente da Associação Brasileira de Procons, Márcia Moro; superintendente de varejo da Caixa Econômica Federal, Jalin Guerra; superintendente do Ciosp, Sandro Nunes; presidente do PSD, Celso Carvalho, e Evandro Behr da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria.
Representando o Poder Legislativo, estiveram presentes o presidente da Câmara dos Vereadores, Admar Pozzobom; e os vereadores Rudys Rodrigues, Alexandre Vargas, Givago Ribeiro, Luis Fernando Lemos, Guilherme Badke, Pablo Pacheco e Luiz Meneghetti.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Do muito ruim ao pessimo.
A vice já está em campanha.
‘[…] escolheu essa proposta, que a partir de hoje se transforma em governo. Não existe mais o lado de cá ou lado de lá. Todos fazem parte da nossa Santa Maria, […]’. Se sair na rua e perguntar do que se trata a proposta maioria não vai saber responder. Rejeição ao PT foi o que decidiu a eleição. Existe lado de cá e o de lá, o que não existe é compromisso com a incompetência.
Este pessoal vive numa bolha.