Artigos

A Gare e o caminho para parcerias inteligentes – por Giuseppe Riesgo

Consulta popular feita pela Prefeitura “demonstra o interesse da comunidade...”

Nos últimos anos, Santa Maria tem dado passos importantes para transformar a Gare em um verdadeiro polo de cultura, turismo e desenvolvimento econômico. A revitalização deste espaço histórico é um grande avanço para a cidade, e a atuação firme e responsável do vereador Luiz Roberto Meneghetti merece ser destacada. Ele tem demonstrado comprometimento com o futuro da Gare, garantindo que o processo de concessão seja transparente e que a população participe ativamente da definição do seu uso.

O modelo de concessão previsto na Lei 6.969/2024 é uma decisão acertada, pois abre espaço para que a iniciativa privada possa operar e manter serviços essenciais na Gare, trazendo mais eficiência e sustentabilidade para a gestão pública. Isso significa que o setor privado terá incentivos para investir na estrutura, garantir sua manutenção e oferecer uma programação cultural e turística atrativa, ao mesmo tempo em que a Prefeitura mantém sua função de reguladora e garantidora da qualidade do espaço público.

A consulta popular realizada recentemente pela Prefeitura demonstra o interesse da comunidade em contribuir com ideias para a Gare, reforçando que esse projeto deve estar alinhado com os anseios da sociedade. A ocupação do espaço por atividades gastronômicas, culturais e turísticas pode tornar a Gare um centro vibrante e economicamente sustentável. A concessão também prevê contrapartidas importantes, como editais de ocupação para o movimento cultural e a manutenção do Memorial Ferroviário, garantindo que a identidade histórica do local seja preservada.

Este modelo de parcerias entre o setor público e o setor privado não é apenas uma alternativa viável; é uma necessidade para garantir que patrimônios como a Gare sejam restaurados, bem utilizados e mantenham sua relevância para as próximas gerações. O compromisso de Santa Maria com essa estratégia demonstra que os passos dados na Capital, tem refletido positivamente na minha cidade natal e que estamos abrindo um caminho promissor para Santa Maria. Com boa governança e planejamento, o setor privado pode ajudar a transformar a Gare em um exemplo de eficiência e inovação para todo o estado.

(*) Giuseppe Riesgo é secretário de Parcerias, da Prefeitura de Porto Alegre, e ex-deputado estadual pelo partido Novo. O artigo é publicado hoje excepcionalmenta. Riesgo escreve no site habitualmente às quintas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Resumo da opera. Como dizem os ingleses, ‘a prova está no pudim’. Para os burocratas basta as coisas funcionarem no papel. Para o resto da humanidade, na rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo