
Por Pedro Pereira / com informações do programa UniFM Esporte Clube, da Rádio UniFM 107.9
Na vitória por 3 a 1 sobre o Caxias, válida pela abertura do Campeonato Gaúcho Série A1 sub-17, na tarde do último sábado (12), um atleta do Inter de Santa Maria destoou entre os demais. O meio-campista Ruan Nunes protagonizou o confronto ao marcar os dois primeiros gols – em cobranças de falta – e comandar o setor de criação dos guris da Baixada. No mesmo dia, mas à noite, ele foi apresentado oficialmente como jogador do Alvirrubro profissional.
Ruan, como é mais conhecido nos gramados e nas arquibancadas, é de Santa Maria e chegou à Baixada Melancólica na temporada passada, entre a 3ª e a 4ª rodadas do Estadual. Entretanto, sem estar no mesmo patamar físico dos colegas, acabou tendo oportunidades somente no segundo semestre, com a disputa da Copa Regional de Futebol de Base, conquistada pela equipe pela segunda edução consecutiva.
2025, dessa forma, é o grande ano da carreira do jovem meia do Inter-SM, que veste a tradicional camisa 10 pelo time sub-17. “Eu dormi pensando nesse jogo. Eu tô muito feliz por ajudar meus companheiros fazendo gols já no início do campeonato”, confessou o atleta após a vitória em cima do Caxias e algumas horas antes antes de, no mesmo Estádio Presidente Vargas, ser apresentado como um dos comandados de Bruno Coutinho.
Para o treinador Luis Peres, o Luizinho, nem o desempenho do jogador nem a “subida” para a equipe principal surpreenderam. “O Ruan é um menino que a gente vem preparando desde o ano passado. Quando chegou, identificamos que ele tem perfil para trabalhar com a gente. É um guri humilde, trabalhador e, acima de tudo, com qualidade. Fizemos um trabalho para refiná-lo em 2024. Logo vimos que ele poderia ser alçado à categoria profissional e a direção também entendeu isso”, comentou o técnico.

Se os números dos uniformes que os atletas vestiram na apresentação do elenco forem seguidos à risca para a Divisão de Acesso, o meia deve vestir a exótica camisa 26. Isso, contudo, não impacta de forma alguma negativamente o jovem 10 da base alvirrubra, que projeta: “acho que vou ter sequência no profissional”. “Nessa temporada, eu desejo muitas coisas para mim. Só agradeço por ter jogado bem no sub-17 do ano passado e conseguido subir de categoria”, afirmou.
Série A1 de 2025
Com o triunfo sobre o Caxias, o time comandado por Luizinho Peres passou a ocupar a vice-liderança do grupo B, atrás somente do Internacional, de Porto Alegre, por conta do saldo de gols. Embora não camufle o protagonismo de Ruan no duelo da estreia, o treinador garante: “para um jogador brilhar, a equipe como um todo tem que ajudar. Se a equipe não estiver ajeitada, com os outros jogadores não dando suporte para o Ruan brilhar, isso não vai acontecer”.
O plantel segue se preparando para o decorrer da competição, com o próximo compromisso, válido pela 2ª rodada, marcado para este sábado (19). Os guris da Baixada vão a Gravataí enfrentar o Cruzeiro, de Cachoeirinha, no complexo esportivo RGM Sports. Esta é a segunda temporada do Inter-SM na elite sub-17 do Rio Grande do Sul.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.