DestaquePolítica

BASTIDORES. Mobilização dos trabalhadores faz a Câmara criar 4ª comissão para tratar de transporte

Região Oeste de Santa Maria deverá ficar sem água na maior parte desta terça

Nova comissão de representação externa realizará a sua primeira reunião já nesta terça-feira, 6 (Foto Maiquel Rosauro/Arquivo)

Por Maiquel Rosauro

Após uma manhã de segunda-feira (5) marcada pela paralisação de trabalhadores do transporte público, a Mesa Diretora da Câmara de Santa Maria decidiu constituir uma Comissão de Representação Externa para acompanhar a mobilização do setor.  O colegiado, designado pelo presidente Admar Pozzobom (PSDB), é composto pelos vereadores Alexandre Vargas (Republicanos), Givago Ribeiro (PSDB) e João Ricardo Vargas (PL). O procurador jurídico da Casa, Lucas Saccol Meyne, acompanhará os trabalhos.

O objetivo é promover um acompanhamento institucional das pautas dos trabalhadores, que reivindicam reposição salarial para cobradores e motoristas. A primeira reunião do grupo está marcada para esta terça-feira (6).

Outras três comissões

O Parlamento santa-mariense possui, atualmente, três comissões especiais relacionadas ao transporte público, sendo que uma busca discutir e atualizar as planilhas que apontam os preços do transporte público, composta por Marcelo Bisogno (UB), presidente; Tubias Callil (PL), vice-presidente; e Alexandre Vargas, relator.

Outro colegiado tem por missão acompanhar o processo licitatório do transporte coletivo, formada por Alexandre Vargas, presidente; Helen Cabral (PT), vice-presidente; e Tony Oliveira (Podemos), relator.

E ainda existe um grupo que busca discutir a tarifa zero no transporte coletivo, composta por Tubias Callil, presidente; Helen Cabral, vice-presidente; e Givago Ribeiro (PSDB), relator.

Paralisação

A mobilização dos trabalhadores, nesta segunda (5), atingiu apenas a empresa Expresso Medianeira, ocorrendo das 5h às 9h, com 95 ônibus permanecendo na garagem durante esse período. Cerca de 15 mil santa-marienses teriam sido afetados.

Conforme o Paralelo 29, a paralisação ocorreu devido ao não pagamento de 4,17% de reposição da inflação mais 6% de perdas salariais ainda durante a pandemia de covid-19. A Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria (ATU) cobra da Prefeitura R$ 7 milhões em subsídio desde janeiro deste ano. O Poder Executivo, por sua vez, avalia a possibilidade de um novo subsídio.

Vai faltar água!

A Corsan informa que realizará, nesta terça-feira (6), a interligação da nova rede instalada para transportar água bruta do Rio Ibicuí para a estação de tratamento em Santa Maria. Foram substituídos 120 metros de tubulação de fibrocimento de 300 milímetros por outra de plástico PVC de 500mm. O material é mais resistente a rompimentos e vai garantir maior vazão de água para tratamento e distribuição à população. O investimento é de R$ 190 mil. 

Para que o serviço seja realizado, será preciso suspender o abastecimento na região Oeste entre as 14h e às 23h. A interrupção vai abranger os bairros Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek, Boi Morto, Nova Santa Marta e o distrito Boca do Monte.

Para outras informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: aplicativo Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 997-046-644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.  

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo