A reconstrução da Estrada do Perau: compromisso com o futuro da região – por Giuseppe Riesgo
“Reabrir a Estrada não é só meta - é um dever com a população da região”

A Estrada do Perau é mais do que uma ligação entre Santa Maria e Itaara. É um patrimônio histórico, feito ainda no Império, que há mais de um século conecta famílias, move a economia e é rota essencial para a Quarta Colônia. Desde a interdição, após as enchentes de maio de 2024, a região sofre com transtornos – agravados pelo peso do tráfego desviado para a BR-158.
Acompanhamos essa pauta desde o início. Com o vereador Meneghetti (NOVO-Santa Maria), fizemos vistorias, ouvimos moradores, técnicos e órgãos responsáveis. Mas não ficamos só na cobrança local: buscamos os recursos para a obra acontecer.
O resultado veio. No dia 2 de julho de 2025, em reunião com o ministro da Integração, Waldez Góes, e o secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, o prefeito Rodrigo Decimo anunciou a liberação de R$ 23 milhões para a reconstrução da estrada. Os recursos vão cobrir a contenção de encostas, estabilização do solo e recuperação completa da via.
Parte desse valor foi viabilizada pelo deputado Marcel van Hattem, que destinou emenda ao projeto e ajudou na articulação nacional. Marcel, assim como nós, sabe que infraestrutura e turismo não são gastos – são investimentos. E, neste caso, salvar vidas e recuperar uma via de valor histórico, social e econômico.
A licitação já foi lançada. A sessão pública será no dia 25 de setembro, e o prazo da obra é de 180 dias após a ordem de serviço. Sabemos que pode levar mais tempo, mas vamos fiscalizar cada etapa. Transparência e eficiência são prioridade.
Nosso compromisso segue firme. Reabrir a Estrada do Perau não é só uma meta – é um dever com a população da nossa região. Vamos seguir atentos, cobrando e garantindo que a obra aconteça com responsabilidade.
(*) Giuseppe Riesgo é secretário de Parcerias da Prefeitura de Porto Alegre e ex-deputado estadual pelo partido Novo. Ele escreve no site às quintas-feiras.
Estrada do Perau está galaxias distante dos problemas mais prioritarios da aldeia. Reconstrução deveria estar no calendario oficial. Ninguém resolve, só maquiam o problema.