
Por Lenon de Paula / Prefeitura de Santa Maria
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria da Fazenda, informa que está intensificando a cobrança de débitos para valorizar quem mantém tributos em dia e para fortalecer a receita municipal. Do começo deste ano até 31 de agosto, a Coordenadoria de Cobrança da Dívida Ativa enviou 29.990 registros ao SCPC e 4.171 títulos para protesto, somando mais de R$ 38,5 milhões em dívidas de IPTU, ISS, taxas e multas.
Essas ações geram restrições significativas, como a negativação do nome em órgãos de proteção ao crédito, o que pode dificultar a obtenção de financiamentos e empréstimos. No entanto, a Prefeitura oferece condições especiais para que os contribuintes regularizem sua situação: é possível obter 40% de desconto em juros e multas para pagamento à vista, ou parcelar o valor em até 60 vezes, dependendo do montante.
Quem possui débitos com a Prefeitura, pode proteger seu nome e buscar a regularização pelos canais de atendimento informados abaixo. Regularizar sua situação fiscal é um ato de cidadania que beneficia a todos, pois a arrecadação municipal é investida em áreas essenciais para Santa Maria, como saúde, educação, infraestrutura e segurança.
Vantagens do parcelamento
- Evitar sanções e permitir a emissão de certidões negativas de débito, documentos importantes para negócios, empréstimos e licitações;
- O parcelamento impede o andamento de processos de execução fiscal, que podem gerar custos adicionais e até bloqueio de bens;
- A negociação é ajustada às suas condições, facilitando a quitação dos débitos.
Canais de atendimento
- Endereço: Rua Venâncio Aires, 2.277, 1º andar, Centro Administrativo Municipal (Setor de Dívida Ativa)
- Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h
- Telefone: (55) 3174-1502, opção 2
- E-mail: [email protected]
- Dúvidas frequentes: Acesse AQUI





ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.