DestaquePolítica

BASTIDORES. Comitiva festeja a união, campanha para Pimenta ao Senado e Manuela em Santa Maria

Um entusiasmado Valdir na tentativa de colocar o deputado na “Câmara Alta”

Por Maiquel Rosauro

A comitiva em Santa Maria que está em Brasília pleiteando recursos ficou marcada pela união suprapartidária. Lideranças de diversas legendas arregaçaram as mangas e foram até a capital federal reivindicar recursos para os projetos do Parque de Exposições da UFSM e da recuperação do Espaço Garajão, que terá uma praça e um anfiteatro. O objetivo é conseguir R$ 30 milhões em emendas parlamentares.

O vereador Luiz Fernando Lemos (PDT), presidente da Comissão Especial para Atração e Realização de Grandes Eventos em Santa Maria, postou um vídeo nas redes sociais junto ao prefeito Rodrigo Decimo (PSD) e ao reitor da UFSM, Luciano Schuch. O trio comemorou a união de esforços em prol da cidade.

“Tenho certeza que com a força de Santa Maria, unidos, vamos conseguir por meio de emendas de bancadas executar esses projetos o mais rápido possível”, disse Schuch.

“O grande ganho é a união suprapartidária e de todas as forças políticas e empresariais, estamos todos unidos por uma Santa Maria melhor”, disse Decimo.

“Foi uma grande mostra de que, juntos, a gente consegue as coisas. Vamos conseguir esses recursos”, disse Lemos.

Além de Lemos, Decimo e Schuch, também estão em Brasília os vereadores Sidinei Cardoso (PT), Helen Cabral (PT), Valdir Oliveira (PT), Rudinei Rodrigues (MDB) e Guilherme Badke (Republicanos), além do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Santa Maria, Ronie Gabbi.

Campanha

O vereador Valdir Oliveira entrou na campanha para ver o deputado federal Paulo Pimenta (PT) concorrendo ao Senado Federal. Nesta terça-feira (14), em Brasília, ele abriu o apoio ao conterrâneo.

“Todo nosso apoio para nosso grande líder, que sempre esteve presente ao lado do presidente Lula, lutando por mais justiça, inclusão social e desenvolvimento do nosso país. Com Pimenta no Senado, teremos um grande embaixador em defesa dos interesses coletivos do nosso estado e da nossa região”, postou Valdir.

Igualdade racial

Na Câmara Municipal, nesta terça (14), foi aprovado o Projeto de Lei 9953/2025, da vereadora Alice Carvalho (PSol), que institui o Programa de capacitação dos profissionais de educação municipal para atuação na promoção da igualdade racial. A iniciativa prevê a possibilidade de participação voluntária e gratuita dos profissionais da rede privada e abre a oportunidade para a realização anual de capacitação para profissionais da rede pública municipal.

Vacinação domiciliar

Também foi aprovado o PL 10028/2025, de Lorenzo Pichinin (PSDB), que institui o direito à vacinação domiciliar das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta busca oferecer um ambiente seguro, familiar e controlado, minimizando o estresse e a ansiedade associados ao processo de vacinação.

Vistas

A vereadora Alice Carvalho pediu vistas ao PL 10084/2025, de autoria da Mesa Diretora, que estava em primeira discussão. A matéria extingue 21 cargos no Quadro de Pessoal Efetivo do Poder Legislativo.

Manuela

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) e Manuela D’Ávila estarão juntas em Santa Maria nesta sexta-feira (17) para realizar duas atividades voltadas para a proteção da vida das mulheres.

A primeira é uma audiência pública da Comissão Externa para acompanhar os feminicídios no Rio Grande do Sul, que tem coordenação de Fernanda Melchionna. O evento inicia às 14h30min, na Câmara Municipal.

A segunda atividade é o Ciclo de Debates Feministas, criado por Fernanda e Luciana, no qual Manuela irá lançar seu livro “Cuidar da vida, transformar o mundo: Mulheres contra o colapso”. O debate ocorre às 18h30min, no Clube Comercial, e irá contar com a presença da vereadora Alice Carvalho.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo