MUNICÍPIO. Em preparação à 31ª edição da Feicoop, as equipes da Prefeitura trabalham na organização
Abertura do evento acontece nesta sexta-feira. Encerramento é no domingo

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e da Economia Solidária chega na 31ª edição em 2025. O evento ocorre desta sexta-feira (10) até este domingo (12), no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, Bairro Medianeira. O tema deste ano é “Construindo a Ecologia Integral frente as emergências climáticas”, pauta que será debatida em atividades paralelas às exposições. A abertura oficial do maior evento de economia solidária da América Latina ocorre nesta sexta-feira, às 16h, no palco principal da Feicoop.
A Prefeitura de Santa Maria trabalha em muitas frentes em preparação ao evento. Equipes das secretarias de Infraestrutura e Mobilidade e de Serviços Públicos realizam os serviços de limpeza, a raspagem e a pintura de meios-fios e a revitalização da sinalização viária próximo ao local do evento, como nas ruas Heitor Campos, General Osório, Capão da Canoa e Tamanday. Além disso, outras equipes auxiliam a organização do evento na montagem dos estandes que receberão mais de 500 expositores de várias cidades do Rio Grande do Sul e do país. A organização do evento também informa a participação de expositores da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.
A Prefeitura é apoiadora da Feicoop e, durante os três dias do evento, haverá no local uma ambulância com equipe da Secretaria de Saúde para avaliação, monitoramento de sinais, e orientações gerais à população, além de um espaço para informações na área de desenvolvimento rural. Um dos destaques é o pavilhão da agroindústria familiar que neste ano é uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado.
“Convidamos os santa-marienses para prestigiarem a feira, conhecerem os mais diversos segmentos, e aproveitarem para adquirir produtos e, assim, ajudarem a fortalecer toda a cadeia produtiva da agricultura familiar”, reforça o secretário de Desenvolvimento Rural, Marcelo Dalla Corte.
Desde 1994, a Feicoop movimenta a economia local, valoriza a agricultura familiar e proporciona encontros e trocas, por meio de oficinas e seminários formativos, que atraem pessoas de diferentes lugares do Brasil e de outros países. O coordenador do projeto Esperança/Cooesperança é José Carlos Peranconi.
A programação da 31ª edição contempla gastronomia, artesanato, agroindústrias, panificação, apresentações culturais e uma ampla agenda de discussões, reafirmando a economia solidária não apenas como alternativa, mas como parte fundamental da transformação necessária frente as calamidades ambientais que ocorreram no estado e no país recentemente. Nos três dias, haverá seminários, oficinas e palestras. Confira a programação completa, aqui.
Durante a 31ª Feicoop, o público poderá vivenciar apresentações musicais, teatrais, danças, performances e manifestações populares que expressam a diversidade, a alegria e a força das comunidades que constroem este grande encontro. Confira a programação cultural neste link.
A feira é uma realização do projeto Esperança/Cooesperança, Arquidiocese de Santa Maria, e tem o apoio da Prefeitura de Santa Maria, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Os patrocinadores são Sebrae, Conab, Purific, Cresol, e-dinheiro e Coopercedro.
TRÂNSITO
Desde o último sábado (4), ocorre bloqueio total na Rua Heitor Campos, entre a Rua Atlântida e a Rua Imbé, no Bairro Medianeira, em frente aos pavilhões do Centro de Economia Solidária, onde ocorrerá a Feicoop. A intervenção é necessária em virtude da montagem das estruturas para a feira. Com o fechamento do trecho da Rua Heitor Campos, a parada de ônibus localizada próximo ao Colégio Irmão Otão está provisoriamente sinalizada na mesma via, próxima ao número 540, logo após a Rua Atlântida.
A partir desta quinta-feira (9), ocorre bloqueio total em ambos os lados da Rua Heitor Campos, entre as ruas Atlântida e Imbé. Haverá vagas para Táxi na Rua Atlântida, vagas para embarque e desembarque na Rua Heitor Campos, a partir da Rua Atlântida no sentido à Avenida Medianeira e, no lado oposto, é proibido parar e estacionar. Carga e descarga na Rua Imbé, e vagas para idosos e Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), na Rua Heitor Campos, próximo à Rua Imbé.
O bloqueio se estenderá até a segunda-feira (13), quando será realizada a retirada das estruturas. O trecho estará sinalizado. Agentes de Trânsito da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP) monitoram o fluxo de veículos.
PROGRAMAÇÃO:
– O que: 31ª Feicoop
– Quando: Desta sexta-feira (10) a este domingo (12)
– Abertura oficial: sexta-feira (10), às 16h, no palco principal
– Local: Rua Heitor Campos, Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, Bairro Medianeira
– Funcionamento: sexta-feira (10) a domingo (12), das 7h às 19h
– Entrada gratuita
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.






Tem que caprichar, desta feira depende o aquecimento global e o futuro climatico do planeta.