DestaqueSaúde

SAÚDE. Mais de 2 mil doses aplicadas sábado, em Santa Maria, ao longo do “Dia D de Multivacinação”

Ação teve como destaques vacinas anti Influenza, HPV e Meningocócica ACWY

Por Luisa Neves (com foto de Samuel Marques) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde e da Superintendência de Vigilância em Saúde, aplicou 2.051 doses de vacinas durante o Dia D da Campanha de Multivacinação, realizado no sábado (18).

A mobilização ocorreu em nove unidades de saúde do Município com o objetivo principal de atualizar as carteiras vacinais de crianças e adolescentes, embora pessoas de todas as idades tenham participado.

Para o secretário de Saúde do Município, Guilherme Ribas, o Dia D reforça o compromisso da gestão com a ampliação da cobertura vacinal no Município.

“A vacinação é uma das ações mais eficazes em saúde pública. O resultado alcançado neste Dia D mostra o empenho das equipes e a resposta da comunidade, que entende o valor da prevenção”, afirmou o secretário, acompanhado do prefeito Rodrigo Decimo, que visitou unidades de saúde.

O último Dia D de Multivacinação, que é uma ação nacional, foi realizado em outubro foi em 2023, quando foram aplicadas 2.289 doses de vacinas em 20 unidades. Considerando o número de unidades em 2025, a superintendente de Vigilância em Saúde, Cecília Pedro, considera o alcance deste ano positivo para o Município.

“Foi um bom resultado. Além das crianças e adolescentes, muitas famílias aproveitaram o sábado para revisar a caderneta de vacinação. Isso reforça a importância da imunização como uma medida de proteção coletiva e contínua”, destaca.

Entre as vacinas mais aplicadas estiveram a Influenza trivalente, com 409 doses, a HPV quadrivalente, com 192, e a Meningocócica ACWY, com 167 aplicações. Outras vacinas bastante procuradas foram a Poliomielite inativada (165 doses), Febre amarela (155) e Dupla adulto (135).

A vacina contra o HPV teve destaque entre os adolescentes, público-alvo da campanha. Cecília reforça que o imunizante é fundamental para prevenir vários tipos de câncer, incluindo o de colo do útero, e está disponível nas unidades de saúde ao longo de todo o ano.

“Queremos manter a busca ativa e garantir que nenhum adolescente fique sem a dose do HPV. É uma vacina segura e que salva vidas”, acrescentou.

A Campanha Nacional de Multivacinação segue até o final do mês em todas as unidades básicas de saúde de Santa Maria. Os endereços, dias e horários de funcionamento das salas de vacinação podem ser consultados no site oficial da Prefeitura de Santa Maria. Confira aqui.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo