
Por Luisa Neves (com foto de Samuel Marques) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde e da Superintendência de Vigilância em Saúde, aplicou 2.051 doses de vacinas durante o Dia D da Campanha de Multivacinação, realizado no sábado (18).
A mobilização ocorreu em nove unidades de saúde do Município com o objetivo principal de atualizar as carteiras vacinais de crianças e adolescentes, embora pessoas de todas as idades tenham participado.
Para o secretário de Saúde do Município, Guilherme Ribas, o Dia D reforça o compromisso da gestão com a ampliação da cobertura vacinal no Município.
“A vacinação é uma das ações mais eficazes em saúde pública. O resultado alcançado neste Dia D mostra o empenho das equipes e a resposta da comunidade, que entende o valor da prevenção”, afirmou o secretário, acompanhado do prefeito Rodrigo Decimo, que visitou unidades de saúde.
O último Dia D de Multivacinação, que é uma ação nacional, foi realizado em outubro foi em 2023, quando foram aplicadas 2.289 doses de vacinas em 20 unidades. Considerando o número de unidades em 2025, a superintendente de Vigilância em Saúde, Cecília Pedro, considera o alcance deste ano positivo para o Município.
“Foi um bom resultado. Além das crianças e adolescentes, muitas famílias aproveitaram o sábado para revisar a caderneta de vacinação. Isso reforça a importância da imunização como uma medida de proteção coletiva e contínua”, destaca.
Entre as vacinas mais aplicadas estiveram a Influenza trivalente, com 409 doses, a HPV quadrivalente, com 192, e a Meningocócica ACWY, com 167 aplicações. Outras vacinas bastante procuradas foram a Poliomielite inativada (165 doses), Febre amarela (155) e Dupla adulto (135).
A vacina contra o HPV teve destaque entre os adolescentes, público-alvo da campanha. Cecília reforça que o imunizante é fundamental para prevenir vários tipos de câncer, incluindo o de colo do útero, e está disponível nas unidades de saúde ao longo de todo o ano.
“Queremos manter a busca ativa e garantir que nenhum adolescente fique sem a dose do HPV. É uma vacina segura e que salva vidas”, acrescentou.
A Campanha Nacional de Multivacinação segue até o final do mês em todas as unidades básicas de saúde de Santa Maria. Os endereços, dias e horários de funcionamento das salas de vacinação podem ser consultados no site oficial da Prefeitura de Santa Maria. Confira aqui.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.






ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.