Da Agência de Notícias da UFSM / Com arte de Divulgação

Nesta quinta-feira (6), ocorre no Teatro Caixa Preta a 11ª edição da Noite da Dança, mostra organizada pela Licenciatura em Dança da UFSM, reunindo produções cênicas realizadas em disciplinas e projetos do curso. O evento começa às 19h, com ingressos gratuitos pela plataforma Sympla, e contará com 13 coreografias dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança.
“A mostra celebra a diversidade da dança produzida na UFSM”, explica a coordenadora da Noite da Dança, professora Neila Baldi. Durante pouco mais de uma hora, poderão ser apreciadas coreografias de dança contemporânea, dança moderna, balé clássico, jazz, dança afro-brasileira e danças gaúchas. Entre as temáticas abordadas, destacam-se a enchente do ano passado, questões de gênero, vivências dentro da universidade e despedidas.
A Noite da Dança é um projeto de extensão criado em 2017, com o objetivo de levar as produções do curso de Licenciatura em Dança para a comunidade santa-mariense e também estimular que estudantes desenvolvam projetos artísticos. Das 13 obras coreográficas apresentadas neste semestre, duas são fruto de pesquisa de estudantes, uma é de extensão e as demais são oriundas dos componentes curriculares dos dois cursos.
A abertura da mostra ficará a cargo da disciplina Processos Criativos em Dança II, sob orientação do professor Odailso Berté. Inspirada por músicas do compositor mineiro Marcus Viana, “Tropilha” usa a imagem das amazonas relacionada a diferentes perfis de mulheres, como rainhas, heroínas, personagens de telenovela e figuras míticas. Esses arquétipos femininos têm em comum a sororidade e a relação com a imagem masculina, que mescla confronto e alianças possíveis.
Já o encerramento será com “Água até Aqui”, coreografia de Will Nienow, que ele dirige junto com Lucca Pilla. A obra representa a situação de calamidade das enchentes vivenciada em todo o estado em maio de 2024. A cena é fruto da disciplina Fundamentos da Dança Moderna, sob orientação do professor Lucca Pilla.
A duração da mostra é de aproximadamente uma hora. A produção é de Elisa Giacomelli, Júlia Roncai, Lauren Diel, Manoela Cargnelutti, Natã Bertotti e Priscila Portz, sob a coordenação-geral da professora Neila Baldi.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.






ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.