Da Assessoria de Imprensa da Mostra / Texto e Foto

O artista Luciano Santos inaugura a segunda versão da Exposição Kairós no dia 13 de novembro, a partir das 19 horas, na Solar. A mostra pode ser visitada até o dia 30 de dezembro de 2025, mediante agendamento direto com o artista ou pelas redes sociais do espaço.
Entre colagens analógicas, lambe-lambes e xilogravuras digitais, Kairós propõe uma reflexão sobre a natureza do tempo – não aquele que se mede, mas o que se sente. Depois de uma primeira versão dedicada às imagens da história da arte, Luciano agora desloca o olhar: o tempo deixa de habitar as
representações e passa a pulsar dentro de si, em gestos, pausas e respiros.
“Na primeira versão, eu procurava o tempo nas imagens. Agora entendo que ele está em mim – no gesto que repete, no olhar que retorna, no instante que insiste em permanecer”, revela Luciano Santos.
O trabalho articula a fisicalidade da colagem com a precisão da gravação digital, criando um território híbrido onde o acaso, a memória e o corpo se encontram. Papéis rasgados, sobreposições e inscrições gráficas se misturam a reproduções da história da arte, cartas de tarô e imagens religiosas, tecendo um campo simbólico em que fé, tempo e criação coexistem como camadas de uma mesma pele.
A exposição dá continuidade a um percurso de pesquisa sobre o tempo e sua materialidade na arte contemporânea, agora ampliado por um gesto de presença e partilha: até a abertura, o artista compartilha fragmentos do processo no projeto Diário Cronológico de Kairós, uma série de publicações, textos e registros poéticos nas redes sociais.
Mais do que uma mostra, Kairós se afirma como experiência de tempo vivido, onde cada imagem é também um instante – um convite para o espectador desacelerar e habitar o agora.
Kairós – Mostra de Luciano Santos
Abertura quinta, dia 13 de novembro, 19horas
Aberta até 30 de dezembro na Solar (Venâncio Aires, 344)
Agendamentos em https://www.instagram.com/solar.artistas.sm/





ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.