DestaquePolítica

ÔNIBUS. Vereadores aprovam projeto de lei que autoriza parcerias para modernizar paradas de SM

Tanto empresas quanto as pessoas físicas poderão ser parceiras da Prefeitura

Programa “Parada Digna” tem como autor o parlamentar pedetista Luiz Fernando Cuozzo Lemos (Foto Graci Lorenzi/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

Os vereadores de Santa Maria aprovaram, nesta quinta-feira (26), um projeto de lei que autoriza empresas e pessoas físicas a firmarem parcerias com a Prefeitura para implantar, manter e modernizar pontos de parada de ônibus sem custos ao Município. A proposta, de autoria do vereador Luiz Fernando Lemos (PDT), institui o Programa Parada Digna.

“O programa prevê a possibilidade de implantação de espaços adequados dando à população maior qualidade de aguardar, evitando o excesso de sol e chuva, além de qualificar os assentos para quem precisa esperar por mais tempo”, disse Lemos na defesa da proposta.

A matéria estabelece que a participação no programa será voluntária e ocorrerá por meio da adoção das paradas. Tanto empresas quanto pessoas físicas poderão aderir à iniciativa para contribuir com a melhoria dos abrigos.

Entre as intervenções previstas estão a instalação de coberturas, assentos, bebedouros e dispositivos de acessibilidade para pessoas idosas ou com deficiência. As parcerias também poderão incluir novos abrigos, reformas e equipamentos de acesso gratuito à água potável.

“Cada ponto de parada poderá ser adotado individualmente, não sendo necessário que uma única empresa ou cidadão assuma todo o sistema de paradas do município”, diz o projeto.

Como contrapartida, os parceiros poderão fixar sua marca em placas informativas ou no mobiliário urbano da parada adotada e obter certificação pública de empresa parceira da mobilidade urbana no Município.

O projeto ainda determina que o Município poderá disponibilizar um portal eletrônico para divulgar os pontos de paradas disponíveis para adoção e os parceiros envolvidos.

A proposta foi aprovada por unanimidade e agora segue para sanção do prefeito Rodrigo Decimo (PSD).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Ou seja, depende de adesão e o retorno para quem adotar é zero. Além disto a lei não preve um padrão para o equipamento para dar idéia do custo ou facilitar o rateio da conta. Tipico projeto para ingles ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo