Artigos

Em fevereiro, em fevereiro… – por João Luiz Vargas

“O Carnaval é alegria, mas também é política pública, economia criativa...“

“Em fevereiro tem Carnaval”. A frase, imortalizada em uma música clássica brasileira, atravessa gerações e imediatamente desperta sentimentos, memórias e expectativas. Mesmo quando o calendário insiste em empurrar a festa para março, o espírito carnavalesco não muda. O sentimento é sempre o mesmo: o Brasil se reconhece no Carnaval.

Mais do que uma festa, o Carnaval é uma manifestação cultural e popular que reúne expressão artística, diversidade e participação social. Ele promove integração, pertencimento e identidade, ocupando ruas, clubes e avenidas como um verdadeiro espaço democrático, onde diferentes histórias, realidades e vozes se encontram.

Guardo lembranças do período de convivência nos clubes, quando, ano após ano, parecia que o local encolhia diante da multidão de foliões que crescia. Era sinal de que o Carnaval ganhava força, adesão e significado, e de que as pessoas queriam estar juntas.

Também lembro das emissoras de rádio, principal meio de comunicação da época. As músicas de Carnaval chegavam com antecedência, tocadas repetidas vezes, para que, quando a festa começasse, todos soubéssemos cantar.

Vem chegando mais um ano de Carnaval, e com ele chegam os brilhos nas ruas, a alegria entre amigos, crianças, famílias e foliões. Mas, junto com a festa, chegam também as histórias, as lutas e o trabalho silencioso de quem constrói o Carnaval ao longo de 365 dias.

O Carnaval é alegria, mas também é política pública, economia criativa, inclusão social e memória coletiva. Refletir sobre o Carnaval é refletir sobre o Brasil: um país diverso, criativo e contraditório.

(*) João Luiz Vargas, ex-prefeito de São Sepé, ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado). Ele escreve no site às sextas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. ‘[…] e o trabalho silencioso de quem constrói o Carnaval ao longo de 365 dias.’ Sim, para os politicos o pais é um Carnaval permanente! Kuakuakuakuakuakua!

  2. ‘[…] o Carnaval é uma manifestação cultural e popular […]’. Que já não é o mesmo que antigamente nem no RJ. Funk carioca por lá. No resto do Brasil o sertanejo. Sem falar nos festivais e shows de rock, principalmente em SP, porque musico precisa ganhar dinheiro e o feriado está ai para ser aproveitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo