Seriam dois. Só o ministro da Educação veio. O do Transportes, não. Vem o diretor do DNIT
Estava prevista a vinda a Santa Maria, nesta terça, do ministro dos Transportes, Paulo Passos. Não vem mais, informou a sua assessoria. A alegação é outra agenda. Ok, ok. Em seu lugar vem o diretor geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte, Hideraldo Caron – que, aliás, poucos sabem, é formado pela UFSM. Caron deverá assinar as ordens de serviço para execução das obras dos trevos do Castelinho e da Uglione e, também, novos trechos da BR-158, que liga Santa Maria a Rosário do Sul.
De qualquer forma, a cidade não pode, mesmo que quisesse, se queixar da visita de ministro. Um veio nesta segunda-feira. Fernando Haddad, titular da pasta de Educação no governo Lula, esteve na boca do monte. Visitou a Unifra (Centro Universitário Franciscano) e a Universidade Federal. Em Camobi, ministrou a aula inaugural da instituição, nesse segundo semestre letivo.
A propósito da visita de Haddad, e do que ele falou enquanto esteve na UFSM, leia a reportagem assinada por Letícia Rodrigues, e que o jornal A Razão está publicando em sua edição desta terça-feira:
Haddad defende investimentos
em todos os níveis de educação
Ministro da Educação esteve ontem na cidade, onde proferiu aula inaugural na Universidade Federal de Santa Maria
A divisão do sistema educacional (Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e Educação Superior) foi um dos principais assuntos da aula inaugural que o ministro da Educação, Fernando Haddad, proferiu ontem na Universidade Federal de Santa Maria. É preciso combater esse conceito que fragmenta ao invés de unir, falou ele.
Haddad disse isso ao afirmar que é preciso investir em todos os níveis de educação e não apenas focalizar no Ensino Fundamental, justificando os investimentos que o governo federal vem dando ao Ensino Superior. Ontem, a aula inaugural, que deu início ao segundo semestre letivo da UFSM, também foi o marco do começo das atividades nas extensões da universidade em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões e nos cinco campi que estão sob responsabilidade da instituição em São Borja, São Gabriel, Uruguaiana, Itaqui e Alegrete. Os locais, junto com mais cinco campi sob responsabilidade da Universidade Federal de Pelotas, vão formar a futura Universidade Federal do Pampa.
O ministro ainda apresentou dados que comprovariam que é preciso investir em todos os níveis para que haja uma melhoria da qualidade da educação no país. Segundo ele, estatísticas do Inep/MEC, mostraram que crianças de famílias pobres que cursaram a Educação Infantil têm dois anos a mais de escolaridade do que as que não cursaram. Quem fez a Pré-escola tem 32% de chances a mais de concluir a Educação Básica do que quem não fez, afirmou.
A correlação entre Ensino Superior e Educação Básica foi apresentada através de números que mostram o défict de profissionais nesta área. Conforme Haddad, atualmente faltam 200 mil professores do Ensino Médio. Outros 200 mil que atuam no Ensino Fundamental não têm curso superior, a mesma situação de 400 mil que atuam na Educação Infantil. Essa ponte entre o Ensino Superior e a Educação Básica será mais visível através do projeto da Universidade Aberta, que prevê a formação de professores da Educação Básica, através de polos mantidos por estados e municípios. Os professores das universidades públicas é que ficarão responsáveis pela capacitação desses profissionais, explicou Haddad.
A maior atenção ao tema da educação também foi um dos aspectos apresentados pelo ministro durante o evento. Não só na eleição presidencial, mas também nos estados, o debate sobre a educação permeou o debate político, salientou. A mídia, especialmente a impressa,também teria papel importante nessa…
SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta terça-feira.
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