Destaque

POLÍTICA. Diretório do PMDB debate candidatura própria para a Prefeitura e um convite para Farret

Secretário Tubias Calil, no microfone, é um dos dois nomes citados nos bastidores da reunião. Para prefeito ou, se for o caso, para vice
Secretário Tubias Calil, no microfone, é um dos dois nomes citados nos bastidores da reunião. Para prefeito ou, se for o caso, para vice

Uma preliminar é necessária. E foi citada por duas das três fontes com as quais o editor conversou agora há pouco. Tudo o que foi discutido na noite desta quarta-feira será debatido com o prefeito Cezar Schirmer, por quem passam todas as decisões estratégicas da sigla em Santa Maria.

Dito isto, dois fatos sobressaem, no debate que lotou o plenarinho da Câmara de Vereadores, numa das mais massivas reuniões do Diretório Municipal do PMDB. O primeiro deles é que o partido, e o histórico Carlos Evanói Vieira é quem levantou o assunto, deve discutir seriamente a possibilidade de ir com uma candidatura própria à Prefeitura. Ser o cabeça de chapa, independente de quem for o vice.

A ideia, claro, entusiasmou muitos dos presentes. E, nos bastidores, os nomes de Tubias Calil e Magali da Rocha sobressaíram. Mas não foi só isso. O partido não se entusiasmou muito com a ideia de coligar-se com o PP de Sérgio Cechin – exceto, quem sabe, com o pepista de vice. Mas, nesta circunstância, isto é, de o PMDB abrir mão da cabeça de chapa, o preferido seria Fabiano Pereira, do PSB.

Plenarinho da Câmara de Vereadores lotado de peemedebistas, nesta quarta-feira: algo que não acontecia há muito tempo e entusiasmou muitos dos presentes
Plenarinho da Câmara de Vereadores lotado de peemedebistas, nesta quarta-feira: algo que não acontecia há muito tempo e entusiasmou muitos dos presentes

Como disse uma das fontes do editor, o pré-candidato socialista garantiu secretarias importantes num eventual futuro governo. Mas isso, pelo menos retoricamente, não agradou muito. “O PMDB é grande demais para mendigar secretarias”, disse alguém, com essas ou outras palavras com o mesmo sentido.

No encontro, também, o partido discutiu a possibilidade de encaminhar (o que será feito) um convite para que José Farret, desfiliado do PP, entre no PMDB. Não ficou definido quem falará com o vice-prefeito, mas é óbvio que isso será feito pelo presidente Cezar Gehm e, claro, por Cezar Schirmer.

Entre outras decisões, os peemedebistas também acordaram uma nova reunião em junho, quem sabe coincidindo com um encontro a ser feito com os pré-candidatos a vereador. Nessa reunião, todos receberão um relatório do que foi o Governo de Schirmer, a ser defendido na campanha.

Por fim, conforme as três fontes, a sensação é de que há apenas dois caminhos para o PMDB. O que todos gostariam, mas não sabem se será viabilizado, é a candidatura própria. O outro é ser vice de Fabiano – “sem que se fale em secretarias”.

OBSERVAÇÃO CLAUDEMIRIANA: com a aparente falta de quadros do PSB, uma vitória dessa eventual dobradinha, significaria automaticamente uma predominância peemedebista. Logo, não há mesmo porque falar em primeiro escalão agora, antes mesmo de a campanha começar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo