ELEIÇÕES 2016. Grandões do partido vêm a anúncio da dobradinha Valdeci/Helen, que concorrerá pelo PT
Por TIAGO MACHADO (texto) e CHRISTIANO ERCOLANI (foto), da Assessoria do PT/SM
Durante uma plenária regional eleitoral que reuniu dirigentes e militantes do Centro do Estado e do Vale do Jaguari, o Partido dos Trabalhadores de Santa Maria anunciou, neste sábado (9), o deputado estadual Valdeci Oliveira e a professora Helen Cabral como pré-candidatos, respectivamente, a prefeito e a vice-prefeita da cidade nas eleições deste ano. O ato contou com a presença do ministro Miguel Rosseto, dos deputados federais Paulo Pimenta e Elvino Bohn Gass e do líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, Luiz Fernando Mainardi, além de vereadores, autoridades e filiados e filiadas que lotaram o plenário da Câmara Municipal.
No seu primeiro discurso como pré-candidata a vice, Helen valorizou o papel cumprido pelo Movimento de Mulheres do partido. “Me emociona ver que hoje as mulheres não precisam mais cobrar e reivindicar. Hoje, é o nosso partido, por meio de todas as suas correntes, que vem até as mulheres pedir que concorramos”, disse ela.
Helen também valorizou a experiência e o conhecimento adquiridos no mandato de vereadora e na campanha eleitoral de 2012, quando concorreu a prefeita pelo PT. “Será uma honra poder estar nessa luta lado a lado do Valdeci, que foi o melhor prefeito da história da cidade. Ele vai chegar no dia 1º de janeiro e vai saber por onde começar a governar. O Valdeci conhece as vilas, o centro e os problemas da nossa população. A nossa chapa é a mais preparada para governar a cidade nos próximos quatro anos”, afirmou ela.
O deputado Valdeci reforçou a trajetória política de Helen e a sua coragem em trocar uma provável eleição à Câmara de Vereadores pelo desafio de concorrer a vice. “A Helen já provou que é uma mulher lutadora, de garra, de compromisso e que coloca os interesses coletivos da cidade acima das questões individuais”, assinalou.
Ao adiantar algumas diretrizes da campanha, Valdeci destacou “prioridade absoluta para a saúde, a educação, a segurança e as políticas inclusivas”. Também afirmou que Santa Maria “tem de voltar a ser a cidade da participação popular e do diálogo”. “Trabalharemos na campanha com muita humildade, mas com muita garra e determinação”, acrescentou.
Além do pré-candidato a prefeito e da pré-candidata a vice, a plenária também apresentou os nomes do partido que já estão confirmados para concorrerem a vereador e a vereadora na cidade e na região. “Desde agora, convoco todos a realizarem o máximo de agendas conosco, porque só com o engajamento de todos vocês é que poderemos almejar a vitória em uma eleição muito difícil “, encerrou Valdeci.
Plano de governo – Desde o ano passado, o PT de Santa Maria prepara e discute o plano de governo da candidatura de Valdeci. De acordo com o presidente do partido na cidade, Sidinei Cardoso, até o dia cinco de agosto, serão realizados seminários regionais no município para ampliar a participação da população e o debate sobre a elaboração do documento. No final de julho, ocorrerá a convenção do partido que oficialmente confirmará a nominata que disputará as eleições municipais na cidade.
RESUMO DA TRAJETÓRIA DE VALDECI E HELEN NA POLÍTICA.
Valdeci Oliveira, 58 anos, é deputado estadual reeleito e já exerceu dois mandatos de prefeito de Santa Maria, dois mandatos de vereador de Santa Maria e dois mandatos de deputado federal. Atualmente, é o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. Metalúrgico de profissão, é filiado ao PT desde 1986 e ingressou na política pelos movimentos sindical e comunitário.
Helen Cabral, 46 anos, é professora da rede estadual de ensino em Santa Maria há 24 anos. Formada em Letras pela UFSM, ela é filiada ao PT desde 1989. Foi vereadora em Santa Maria no período 2008-2012. Na última eleição municipal da cidade, concorreu a prefeita pelo PT e chegou em 2º lugar.
Roger Kielling ou Tiago Fernandes?
Meu deus…
Grandão onde? Os “notáveis” do partido são todos do RJ, SP e Minas. Maiorzinho é o Rosseto. Pimenta indicou Helen, se não aparecesse surgiriam boatos.
Grandão mesmo é o apoio ao partido dado pelo editor.
Estes dois perderam o meu voto .
A muitos anos que votava no PT e sempre fui um eleitor que defendia o projeto por achar que atendia a quem realmente merece.
Mas depois destes escândalos, destas inúmeras denúncias e prisões eu não consigo mais compactuar com o PT.
Foi muita coisa errada!
A cada dia que passa surgem mais e mais denúncias e assim fica difícil em acreditar em algum político ligado ao PT.
E isso que sempre achei que a esquerda seria o diel da balança na hora de mostrar a sociedade o compromisso com a ética e o destino dos recursos públicos.
Espero que esse ano se saiba escolher o projeto mais correto para governar a cidade e que ser honesto, ético seja uma obrigação .
Chega de corruptos!
Chega de mentiras!
De jogos eleitoreiros!